Sindjus participa de encontro nacional pela aprovação da PEC 555

Fotos: Daniel Nogueira e Joana D´Arc

O Auditório Nereu Ramos ficou lotado, nesta terça-feira (10), das 9 às 18h, de servidores públicos ativos e aposentados de todo o Brasil reivindicando a aprovação da PEC 555/2006, que extingue a contribuição previdenciária, por parte dos servidores públicos aposentados e pensionistas, imposta pela Reforma da Previdência de 2013.

O Encontro Nacional do Instituto MOSAP (Movimento Nacional de Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) é para que a PEC entre na pauta o mais rápido possível e seja aprovada ainda este ano.

O Sindjus, que há tempos tem levantado essa bandeira, foi representado nesse ato pelos delegados sindicais dos aposentados Emerson Parente e Antônio Costa, que conversaram com o presidente do MOSAP, Edison Guilherme, sobre a disposição do sindicato em ajudar esse pleito.

O substitutivo garante que a partir dos 60 anos haverá redução gradual de 20% a cada ano, até que essa taxação seja completamente extinta aos 65 anos de idade. O presidente da MOSAP informou que até então apenas uma liderança partidária – o deputado José Guimarães (PT/CE) – não assinou o requerimento que solicita urgência na votação da matéria na Câmara.

Os servidores presentes aproveitaram para pressionar o parlamentar por essa assinatura. E os representantes do Núcleo de Aposentados do Sindjus participaram dos grupos organizados para visitar os gabinetes, de modo a aumentar a pressão contra essa injustiça estabelecida por meio da Emenda Constitucional 41/03.

Para Emerson Parente, a participação do Sindjus é fundamental para fortalecer essa campanha em prol dos aposentados. “As entidades sindicais precisam se unir para criar no Congresso Nacional uma vontade política capaz de aprovar a PEC 555”, afirmou o delegado sindical.

“Com muita garra e disposição estamos construindo um ambiente para a votação desta PEC. O ato desta terça foi mais um passo, importantíssimo, para que a matéria seja pautada”, explicou Antônio Costa, que garantiu que o Sindjus vai continuar acompanhando e participando dessa mobilização.