Economista demonstra desvalorização salarial e delegados apontam unidade como caminho

O Sindjus promoveu, na noite do dia 6 de novembro (quarta-feira), na sala Carmem Miranda da LBV, o último debate de 2013 para discutir a luta pela valorização da nossa categoria. O Seminário “Valorizar os Servidores do Judiciário e do MPU é fazer Justiça” contou com a presença do economista Washington Luiz Moura Lima, que apresentou estudo encomendado pelo sindicato sobre as perdas salariais de nossa categoria para a inflação nos últimos anos e um comparativo do quanto estamos desvalorizados em relação a outras carreiras.

Coordenadores, delegados e servidores acompanharam a explanação do economista que é especialista em estudos econômicos sobre a nossa carreira e puderam testemunhar a apresentação de um estudo que não se trata da apresentação de uma proposta, mas de dados, informações e elementos que vão colaborar para a construção de uma proposta de luta relacionada à valorização salarial.

Perdas

Em um dos cortes apresentados pelo economista, de dezembro de 2008 a setembro de 2013, enquanto a nossa categoria teve um reajuste de apenas 5%, a inflação acumulada no mesmo período foi de 31%, segundo o índice ICV (Dieese), demonstrando assim que tivemos nosso poder de compra pulverizado nos últimos cinco anos.

Comparando com outras carreiras de atribuições e responsabilidades semelhantes, o analista Judiciário e do MPU ocupa as últimas posições tanto no quadro de valorização salarial, com apenas 5%, quanto na remuneração do cargo efetivo. Carreiras do Executivo chegaram a ter índice de reajuste maior que 100% no período analisado. Isso, de acordo com a direção do Sindjus, acaba com o argumento do governo de que os servidores do Judiciário e do MPU ganham mais do que outras carreiras.

Sucateamento

Segundo o estudo apresentado, que consolidou os argumentos já defendidos pelo sindicato em diversos materiais, servidores do Judiciário e do MPU ganham quase metade do que servidores de carreiras semelhantes, que mesmo ganhando mais, tiveram aumentos superiores ao da nossa categoria.

Até mesmo se a faixa de estudo for estendida de 2005 até 2015, com uma inflação acumulada menor do que o reajuste total, os servidores da nossa categoria tiveram os menores índices de aumento dos últimos 10 anos. Isto é, fica clara a política de discriminação dos servidores do Judiciário e do MPU perante outras carreiras.

Os números podem sim ser utilizados ao nosso favor. No entanto, é preciso debater para encontrar a melhor forma de remuneração e a melhor estratégia de luta. Afinal, trabalhador, da iniciativa pública ou privada, aceita ter apenas 5% de reajuste em um período de cinco anos? Bancários, banqueiros, agricultores e governo, ao contrário da nossa categoria, não tiveram reajuste de 5% nos últimos cinco anos.

Debate e Unidade

A direção do Sindjus defendeu que o caminho de nossa luta é a equiparação salarial com as carreiras análogas. Para isso, é preciso continuar os debates em torno da valorização salarial dos servidores do Judiciário e do MPU para construir uma unidade que faça com que nosso poder de mobilização se mostre mais forte que nunca em 2014.

Os presentes reafirmaram a opinião de que é preciso unir a categoria em torno de uma proposta de luta em que todos se sintam valorizados e contemplados.

Encaminhamentos

A direção informou que os estudos apresentados serão aprofundados com objetivo de embasar a nossa luta que irá para a rua em 2014. Sugestões de servidores foram acolhidas no intuito reforçar e dar novos argumentos à necessidade da nossa imediata valorização salarial.

Em breve, o material apresentado durante o seminário será divulgado pelo Sindjus, para que todos os filiados possam ter conhecimento dos dados em questão.

TCU ficou pra próxima

Em razão de não ter conseguido sua liberação por parte do TCU, o chefe da Diretoria de Pagamento do Tribunal e auditor federal de Controle Externo, Luiz Eduardo Costale, não pode comparecer ao seminário. No entanto, a direção informou que vai convidá-lo para o próximo encontro, que deve acontecer em fevereiro ou março de 2014.






🔥15 Total de Visualizações