Sindjus cobra do DG do STF envio de proposta para todos os servidores ao Congresso

Na última sexta-feira (14), o Sindjus se reuniu com o diretor-geral do STF, Miguel Fonseca, para cobrar isonomia para toda a categoria, solicitando que a proposta de reajuste desenvolvida pelo STF seja alterada para contemplar todos os servidores e encaminhada o mais rápido possível ao Congresso.

Orçamento é desculpa

Diante da cobrança feita pelo sindicato, o DG, acompanhado do secretário de Gestão de Pessoas, Roberto Bezerra, defendeu a proposta de cisão que está nas mãos de Joaquim Barbosa argumentando que não há orçamento para contemplar todos os servidores.

O DG chegou a dizer que não acredita mais nesse modelo de carreira para todo mundo, com uma tabela única, e que os servidores do STF têm diferenciais que permitem essa separação.

O Sindjus rebateu duramente essa tese, afirmando que o orçamento não é o maior problema, mas sim a falta de empenho e vontade política, e mais uma vez reivindicou que Joaquim Barbosa assuma a responsabilidade que tem sobre todos os servidores do Judiciário trocando a bandeira da cisão pela da isonomia.

O sindicato insistiu que o STF tem o poder de aglutinar todo o Judiciário em torno de uma proposta salarial que atenda a principal reivindicação da categoria que é a isonomia com o Legislativo.

Proposta inacessível

O Sindjus tentou ver a proposta, mas não conseguiu. Bezerra afirmou que ela está com Joaquim Barbosa, mas que não pode ser disponibilizada para o Sindjus porque ainda não foi transformada em Processo Administrativo, embora todos os ministros já tenham consciência de seu conteúdo e de que ela pode ser transformada em PA e votada a qualquer instante. Isso indica claramente que se trata de uma estratégia adotada pelo STF para impedir o acesso do Sindjus à redação da proposta antes de sua votação.

O DG compreendeu o pedido do Sindjus – pela isonomia – e se comprometeu a levar essa reivindicação ao presidente Joaquim Barbosa. O sindicato frisou que não vai poupar esforços para lutar por essa isonomia.