Pressão dos servidores garante celeridade da comissão para apresentação de substitutivo

Enfrentando e superando uma forte repressão policial, que tentou impedir apitos e gritos com ameaça de prisão, os servidores do Judiciário que compareceram ao Ato do Reajuste Para Todos desta sexta-feira (9) fizeram bonito; não se intimidaram e esquentaram o clima da mobilização de modo a pressionar a primeira reunião da Comissão Interdisciplinar.

Enquanto o coordenador-geral do Sindjus e da Fenajufe Cledo Viera estava na reunião, os servidores empunharam bandeiras, apitaram, gritaram, cantaram, dançaram e colocaram a pressão necessária para que a linha da comissão fosse discutir o substitutivo do PL 6613/09, beneficiando assim todos os servidores, num prazo célere.

Na próxima segunda-feira (12) será realizada uma reunião burocrática com a formalização dos representantes de cada tribunal que vão integrar comissão e já na próxima quarta (14), dar-se-á o início dos trabalhos que acontecerão por duas semanas, toda quarta, quinta e sexta, fechando assim, com rapidez, conforme defende o sindicato, a proposta que será encaminhada aos presidentes dos tribunais.

“É a nossa mobilização, com a participação de cada um de vocês, que tem feito esse processo andar como queremos. O ato de hoje conseguiu que o diretor-geral do STF, ouvindo o barulho dessa categoria, começasse a reunião dizendo que o foco seria o reajuste para todos. A pressão dos servidores fez com que uma administração que só falava em fragmentação foque os trabalhos no substitutivo do PL 6613 para todos dando um prazo de duas semanas para fecharmos a proposta. Foi uma vitória que deve ser comemorada, mas ainda precisamos de muita mobilização, pois nossa jornada rumo ao reajuste está apenas começando”, afirmou Cledo Vieira.

O coordenador da Fenajufe Roberto Ponciano que também participou da reunião fez questão de ressaltar a importância da nossa mobilização para o resultado da reunião desta sexta: “O Sindjus foi solidário e correto em sua linha de defesa durante toda essa luta do reajuste para todos. Se não fosse vocês mobilizados, participando dos atos, o que teríamos agora seria a proposta de carreira exclusiva para o STF. Vocês fizeram a diferença”.

PEC 59/13

Durante a reunião, Cledo também cobrou dos diretores-gerais o arquivamento da PEC 59/13, que trata da criação do estatuto único para os servidores do Judiciário. O diretor-geral, Miguel Fonseca, afirmou que vai fazer os encaminhamentos necessários para que o CNJ reformule seu posicionamento em relação à PEC, pelo arquivamento.

Reunião de Delegados

O coordenador-geral Jailton Assis que já havia dito no início da mobilização que com essa primeira reunião começava-se um jogo de xadrez, onde para se vencer é necessário ter muita estratégia, atenção e pressão, informou que na próxima terça-feira (13) será realizada uma reunião do Conselho de Delegados Sindicais para analisar o resultado desse primeiro encontro da comissão. “Hoje tentaram calar nossa voz, nossos apitos, isolar o Sindjus, mas o resultado da reunião provou que unidos e mobilizados nós somos mais fortes e podemos chegar onde queremos”, exclamou Jailton, que explicou que de acordo com a última assembleia se algo sair de forma diferente do que a categoria quer uma nova assembleia-geral com indicativo de greve será chamada para definir o futuro da luta.

Também estiveram presentes no ato os coordenadores José Oliveira (Zezinho), Ana Paula Cusinato, Sheila Tinoco, Beto Sampaio e Fátima Arantes.