No Dia dos Assistentes Sociais, Sindjus parabeniza esses defensores dos direitos

Comemorando o Dia do Assistente Social, o Sindjus parabeniza esse profissional que integra os quadros efetivos do Poder Judiciário e do MPU. Profissionais marcados pela sensibilidade diante das questões sociais e que estão em constante aprimoramento em razão da evolução da sociedade e, por consequência, dos direitos.

Uma atuação bastante relevante no âmbito da prestação jurisdicional, uma vez que cabe ao Assistente Social contextualizar o problema trazido pelo jurisdicionado com a realidade social. É um profissional que precisa saber ouvir e interpretar socialmente tudo o que chega até ele muitas vezes como a última esperança de um cidadão.

O trabalho do Assistente Social precisa ir além da determinação do juiz e jamais pode perder seu viés crítico e autônomo. Afinal, sua missão é justamente superar a objetividade da lei para atender as novas demandas da sociedade. E nisso está um desafio importante: fazer um trabalho ousado e corajoso lidando com o conservadorismo da instituição.

Embora o Ministério Público seja uma instituição mais aberta, inclusive pela sua própria concepção, os assistentes sociais também enfrentam uma série de desafios trabalhando pela ampliação e consolidação da cidadania por meio da efetivação dos direitos. Afinal, a inserção desses profissionais no quadro do MPU é recente e ainda há um longo caminho a percorrer consolidando essa atuação.

🔥10 Total de Visualizações