Será nesta sexta-feira a eleição do novo presidente do STF

A eleição do novo presidente do Supremo Tribunal Federal será nesta sexta-feira (1º/8). O atual presidente Joaquim Barbosa, depois de adiar sua saída, finalmente marcou a data que, de acordo com o critério de antiguidade seguido pelo tribunal, a Corte deverá eleger o ministro Ricardo Lewandowski e a ministra Cármen Lúcia respectivamente para os cargos de presidente e vice do STF.

Na última conversa realizada entre Sindjus e o futuro presidente do Supremo, Lewandowski ouviu as argumentações do sindicato sobre a realidade da categoria e se comprometeu a debater uma saída para a defasagem salarial dos servidores. O Sindjus vai cobrar do ministro Lewandowski que inicie as negociações com o Palácio do Planalto para concretização do nosso reajuste.

Confira abaixo o comunicado divulgado ontem (28), no Diário da Justiça Eletrônico:

“Como já é de conhecimento geral, encontra-se em fase final de tramitação o processo administrativo que culminará na minha aposentadoria do cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Como consequência do ato de aposentadoria expirará antecipadamente o atual mandato de Presidente desta Corte. Nesse contexto, com base no artigo 12 e parágrafos do Regimento Interno, fixo como data para a eleição dos novos Presidente e do Vice-Presidente a da sessão a ser realizada no dia 01/8/2014”.