Ao Sindjus, Lewandowski fala em aprofundar negociação pelo PL 7920

Os coordenadores do Sindjus Cledo Vieira e José Oliveira (Zezinho) conversaram no início da tarde desta terça-feira (11) com o presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski, para tratar da questão do reajuste salarial da categoria. A conversa aconteceu durante o VIII Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizado em Florianópolis (SC).

Lewandowski afirmou que a tendência é que o PL 7917 (subsídio dos magistrados) avance rapidamente no Congresso Nacional porque os parlamentares dependem da aprovação desse projeto para aumentar o teto constitucional e assim reajustarem os próprios contracheques.

Já em relação ao PL 7920 (servidores), o ministro explicou que a situação é bastante complicada, uma vez que o Executivo entende que a categoria já foi contemplada com o reajuste de 15,8%, cuja última parcela será efetivada em 2015. Ou seja, o governo não aceita que os servidores do Judiciário tenham reajuste já no próximo ano.

O presidente afirmou que vai avançar na negociação realizando conversas a nível ministerial. Não explicou quem vai procurar, mas deixou claro que vai aprofundar os contatos pela viabilização do PL 7920. É válido lembrar que até agora Lewandowski já conversou com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, e com o advogado-geral da União, Luís Adams. Pelo que falou, o ministro vai mudar o patamar das conversas.

Informou também que o diretor-geral do STF, Amarildo Oliveira, está fazendo novos estudos para tentar viabilizar a recomposição salarial dos servidores. Tal atitude indica que a negociação com o Executivo está em andamento. Inclusive, o Lewandowski aconselhou o sindicato a conversar com Amarildo ainda esta semana, pois é importante que a categoria tenha conhecimento da proposta antes dela ser apresentada ao Executivo.

O presidente frisou que embora a situação esteja difícil, ele insiste na luta pela aprovação dos dois projetos, o dos magistrados e o dos servidores e em momento algum falou em diminuição da tabela salarial que integra o PL 7920. Ainda sinalizou para a possibilidade de uma audiência com ele e o Sindjus na próxima semana.

Também participaram da conversa, os coordenadores da Fenajufe João Batista, Maria Eugênia, Mara Weber e Tarcísio Ferreira.