Comando de Mobilização reforça necessidade de intensificar trabalho nas comissões

Na noite desta quinta-feira (20), 16 integrantes do Comando de Mobilização, contando com dois diretores presentes, debateram sobre os caminhos que devem ser seguidos para avançarmos na luta pelo reajuste.

O coordenador do Sindjus Jailton Assis apresentou informações detalhadas sobre a reunião com o ministro Lewandowski, que aconteceu pouco antes do início da reunião do Comando de Mobilização, explicando que o presidente do STF já deu início às conversas com o presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves, indicando que a estratégia do Sindjus de abrir uma frente de batalha no Congresso Nacional como instrumento de pressão, visando o fechamento do acordo entre Judiciário/MPU e Executivo, foi acertada.

Os coordenadores informaram os 3 pilares defendidos pelo Sindjus ao longo do ano, que estão se consolidando dia após dia, inclusive reafirmados pelas ações dos presidente do STF e pelo PGR:

– imprimir os mesmos esforços para aprovação do reajuste dos servidores que normalmente se imprime nas negociações dos magistrados/membros;
– manter as tabelas do PL 7920 e 7919/14 (não aceitar redução da tabela);
– garantir o início do reajuste em 2015

De forma bastante didática, os coordenadores do Sindjus explicaram a alternativa adotada pelo ministro Lewandowski de adiar a primeira parcela do reajuste em quatro meses e ressaltaram que para ele esse é o limite da negociação. Inclusive, esse foi um dos questionamentos feitos por Jailton durante a reunião com o ministro.

Diante desse cenário, os coordenadores frisaram a importância da participação dos delegados e demais servidores nas atividades convocadas para o Congresso Nacional, dando continuidade, ainda com mais pressão, ao trabalho que já vem sendo desenvolvido pelo Sindjus desde outubro.

O Comando de Negociação decidiu pela convocação dos servidores para CTASP e CFT para o dia 26, dando ampla visibilidade a essa ação. Também ficou determinado que o sindicato encaminhará email para os integrantes do Comando de Mobilização reforçando a importância de se participar e de mobilizar os colegas para as atividades convocadas pelo Sindjus. Além das atividades na Câmara, a assembleia-geral de quinta-feira (27), às 15h, na Praça dos Tribunais, foi eleita como prioridade da pauta de mobilização da próxima semana.

Importante lembrar que o Comando de Mobilização é composto pelo Comando de Greve, Conselho de Delegados e Diretoria Colegiada.