Vitória na CCJ! Rumo à batalha final no Plenário do Senado

No início da tarde desta quarta-feira (20), o plenário da CCJ aprovou o PLC 28/15 e também a urgência da matéria. Trata-se de uma vitória que vai além da comissão, pois o nosso projeto adquiriu uma credencial importantíssima para passar pelo Plenário do Senado. Importante frisar que assim como o Sindjus vinha defendendo o requerimento de urgência aprovado foi o requerimento da própria Comissão.

Os coordenadores do Sindjus estiveram no Senado ao longo da noite de ontem, após o ato que ecoou no Congresso Nacional, e voltaram a contatar os senadores hoje garantindo a votação e aprovação da matéria.

Cabe ressaltar a importância do relator, senador José Maranhão, e do líder do governo, senador Delcídio Amaral, para que as negociações continuassem em Plenário.

O senador Walter Pinheiro articulou a inversão de pauta, para que a sabatina do indicado ao CNMP, Gustavo do Vale, ficasse para depois da votação do PLC 28. Mas a comissão decidiu manter a ordem da pauta com o compromisso de votar nosso projeto ainda nesta manhã, sem protelação. Após esse acordo, os coordenadores do Sindjus, delegados sindicais e servidores assistiram pacientemente e esperançosos a sabatina.

O senador Walter Pinheiro fez um apelo ao senador Delcídio Amaral pedindo para que a matéria fosse votada na CCJ e que continuasse sendo discutida no Plenário da Casa. O senador Delcídio Amaral afirmou que conversou com os sindicatos, DG do STF e demais senadores prevalecendo o bom senso entre todas as lideranças de aprovar o PLC na CCJ e que o projeto fosse encaminhado ao Plenário do Senado para fazer as discussões necessárias.

Os membros da CCJ elogiaram o acordo, ressaltaram a defasagem salarial dos servidores do Judiciário e a importância de aprovar o reajuste.

O coordenador Jailton Assis articula a aprovação do PLC 28 com o senador Walter Pinheiro

A emoção dos coordenadores Jailton Assis e Ana Paula Cusinato após a aprovação

Foto : Valcir Araújo