Mais de dois mil servidores fazem pressão em frente ao STF pelos PLCs 28 e 41

Na tarde desta terça-feira (16/6), mais de dois mil servidores vindos dos mais variados locais de trabalho, inclusive de outros estados, concentram-se em frente ao STF para pressionar as autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo pela aprovação dos PLCs 28 e 41/15. A categoria atendeu ao chamado do Sindjus e aproveitou a presença dos convidados para a posse do ministro Luiz Fachin para reivindicar respeito a nossa categoria que não tem um Plano de Cargos e Salários aprovado desde o ano de 2006.

Um barulho ensurdecedor de buzinas, vindo de servidores debruçados nas grades, recebeu cada um dos convidados. Quando chegou o comboio presidencial, com o vice-presidente Michel Temer representando a presidente Dilma, pedidos de respeito tomaram conta da Praça. Além de Temer, também compareceram o presidente do Senado, Renan Calheiros, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha, e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Além das buzinas, cornetas, rojões e gritos deram o tom de indignação de um ato que demonstrou o retrato de uma categoria aguerrida, insatisfeita e pronta para a luta. Os manifestantes fecharam o eixo monumental e dificultaram o acesso dos carros de autoridades, formando um grande engarrafamento. Embora o trânsito tenha ficado caótico, muitos motoristas se solidarizaram à luta dos servidores com buzinas e acenos de apoio. A polícia militar apareceu, mas não houve retaliação.

A Diretoria do Sindjus agradeceu os manifestantes e enfatizou o sucesso do ato que teve repercussão instantânea na imprensa nacional, como revela abaixo o trecho de reportagem do Portal UOL:

“Horas antes da posse de Fachin, enquanto convidados chegavam à sede do STF, um buzinaço foi realizado em frente ao Supremo por servidores Poder Judiciário. Eles reivindicavam reajustes salariais e continuaram o barulho durante a cerimônia de posse”.

Para os coordenadores, o trabalho feito em cada local de trabalho irá fortalecer e ampliar ainda mais o movimento grevista. Com esse espírito, o Sindjus convocou todos os presentes a levarem mais colega para o ato desta quarta-feira (17/6), às 15h, em frente ao Ministério do Planejamento.

Amanhã vamos levar a nossa realidade, que inclui a queda vertiginosa do nosso poder de compra e corrosão inflacionária dos nossos contracheques na ordem de 49,6%, já descontando os 15,8% do reajuste linear de 2012, ao ministério que recentemente soltou uma nota cheia de mentiras sobre o nosso pleito. Em seguida, em marcha, vamos descer na contramão até o Palácio do Planalto para cobrar da presidente Dilma o fim do arrocho contra a nossa categoria.

🔥15 Total de Visualizações