Ato Nacional cobra empenho do STF e exige de Dilma a sanção do PLC 28

Três mil servidores vindos de 15 estados e de várias localidades do Distrito Federal reuniram-se, na tarde desta quinta-feira (16/7), na Praça dos Três Poderes, fazendo uma manifestação em frente ao Supremo Tribunal Federal. Após a fala do Sindjus e de outros sindicatos, os servidores, com faixas, bandeiras, cartazes e vuvuzelas, dirigiram-se até o Palácio do Planalto, ocupando todas as pistas que ligam o STF até a sede do Poder Executivo. O objetivo do ato foi cobrar que o presidente do Supremo defenda e atue pela sanção do PLC 28 e que a Presidente Dilma respeite a autonomia do Poder Judiciário e sancione o projeto.

O policiamento reforçado, inclusive pela polícia montada, desenvolveu um cordão de isolamento em torno do Palácio do Planalto. Porém, os servidores ocuparam também as pistas que levam ao Senado Federal. Um coro de vuvuzelas, várias salvas de fogos e gritos de “independência do Poder Judiciário”, aliados a mais palavras de luta vindas dos dirigentes dos estados, do Sindjus e da Fenaufe, multiplicaram a chama de indignação dos servidores.

Um grupo de voluntários encenou uma peça teatral denunciando a realidade da categoria trazendo entre outras representações, Dilma, Lewandowski, Justiça e Legislativo (em breve o Sindjus divulgará o vídeo da apresentação nas redes sociais). A criatividade e determinação dos servidores, que enfrentaram o sol forte e se mantém firmes após uma greve que já passa dos trinta dias, demonstram que a categoria está disposta a lutar até o fim pela viabilização do PLC 28 e pela aprovação do PLC 41. O Sindjus agradece a todos os servidores que participaram e pede para que os piquetes e arrastões sejam reforçados nesta sexta-feira (17/7), pois a pressão pela sanção do PLC 28 e aprovação do PLC 41 deve ser intensificada em todos os locais de trabalho. É fundamental que os servidores fiquem atentos aos instrumentos de comunicação do Sindjus e acompanhem o calendário de atividades.

Nesta sexta (17/7), o Comando de Greve de Brasília se reunirá a partir das 14h na Fenajufe (SCS Quadra 01 Bloco “C” Edifício Antônio Venâncio da Silva 14º andar). Todos os integrantes desse Comando são chamados para discutir a conjuntura e colaborar com a organização das atividades da próxima semana que conta com atividades voltadas à intensificação da luta pela sanção do PLC 28 e pela aprovação do PLC 41.