Mais de 15 mil servidores protestam pela votação e derrubada do Veto 26

Na tarde desta terça-feira (25/8), mais de 15 mil servidores, do Distrito Federal e vindos de vários estados, reuniram-se com o objetivo de pressionar os parlamentares para que a sessão ordinária do Congresso Nacional fosse convocada, de modo que o Veto 26 pudesse finalmente ser votado e derrubado.

De forma discriminatória, os servidores do Judiciário tiveram restrita sua entrada no Senado por ordem de seu presidente, com o qual a Fenajufe conversou cobrando a convocação da sessão ordinária do Congresso.

É sabido que a palavra de Renan é determinante para tal convocação. Os dirigentes sindicais procuraram diversos líderes e obtiveram a informação de que Renan não sinalizou com qualquer reunião do Congresso para esta semana, de modo que a próxima sessão será no dia 2 de setembro.

A Fenajufe também levou a denúncia de que os servidores do Judiciário estavam sendo impedidos de entrar no Senado à polícia legislativa, à Mesa Diretora e ao próprio senador Renan Calheiros. Muitos dirigentes e servidores só conseguiram realizar o trabalho junto aos senadores graças ao habeas corpus no qual o STF garante sua entrada e circulação.

Houve falação de representantes do DF e de outros estados. Os servidores demonstraram que estão empenhados na derrubada do Veto 26 e que não vão desistir dessa luta unificada que já dura, somente em greve, 76 dias no DF.

Por volta das 16h30, os servidores saíram em marcha. O movimento passou pelo STF, protestando contra a traição de Lewandowski que enviou proposta rebaixada (PL 2648), pelo Palácio do Planalto, repudiando o arrocho imposto por Dilma, e chegaram até a lateral do Senado, onde permaneceram fechando as pistas, entoando palavras de ordem e focando a pressão na convocação imediata de sessão ordinária e contra a votação do substitutivo do MPU, com proposta rebaixada, duramente combatida pela categoria.

O entendimento dos presentes é o de intensificação da luta pela Derrubada do Veto 26.