CNG convoca servidores para ato nacional em Brasília dia 2/9

O Comando Nacional de Greve (CNG) da Fenajufe se reuniu nesta quarta-feira e deliberou que a greve dos servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU deve ser intensificada. Vinte e seis sindicatos participaram da reunião. O Sindjus/DF foi representado pelas Coordenadoras Elcimara Souza e Eugênia Lacerda, que também é diretora da Fenajufe.

A sessão conjunta do Congresso Nacional foi convocada para a quarta-feira, 2 de setembro, após a forte pressão dos servidores e do corpo a corpo dos dirigentes que cobraram do presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB), uma resposta aos manifestantes. Reunidos no gramado em frente ao Congresso Nacional na terça-feira os servidores realizaram mais um protesto histórico na luta pela reposição das perdas salariais.

A avaliação do CNG é de que o momento é delicado, pois mesmo convocada, manobras regimentais e pressão do governo podem impedir a realização da sessão do Congresso. Por isso a pressão dos servidores é muito importante e, para isso, foi aprovado um Ato Nacional no mesmo dia da sessão, com concentração às 10h no Gramado em frente ao Congresso Nacional (Alameda dos Estados).

Outra orientação do CNG é quanto à necessidade de maior participação dos servidores do Ministério Público da União (MPU) na luta pela recomposição salarial. Na terça-feira o plenário do Senado aprovou emenda substitutiva do relator ao PLC 41/2015 – que trata de reposição salarial dos servidores do MPU – rebaixando a proposta original.

Sindicatos de todo o Brasil já preparam suas caravanas à Brasília e o Sindjus convoca todos os servidores do Judiciário e do MPU no DF a lotarem o gramado do Congresso Nacional na próxima quarta-feira.

Calendário aprovado pelo Comando Nacional de Greve:

O Comando aprovou ainda o calendário de atividades a serem desenvolvidas nos próximos dias:

1º e 2/9 – Apagão geral do PJU e MPU nos Estados, com caravanas a Brasília.

1º/9 – 18 h – Reunião do CNG, preparatória do ato.

2/9 – Ato Nacional dos servidores do Judiciário e do MPU. Concentração às 10h no Gramado em frente ao Congresso Nacional (Alameda dos Estados).

2/9 – 18 h – Reunião do Comando Nacional de Greve, podendo ser adiada para quinta-feira, 3, dependendo dos desdobramentos das atividades do dia.