Fenajufe realizará seminário sobre Igualdade Racial. Inscrições abertas

A Fenajufe realizará nos dias 20 e 21 de novembro, em São Luís, Maranhão, o 3º Seminário Nacional de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial. Na programação está incluída a participação da 10ª Marcha da Periferia e um painel sobre a implantação das cotas no Poder Judiciário Federal e MPU.

O combate ao racismo e a implementação de políticas de igualdade racial fazem parte da agenda nacional e interessam diretamente aos servidores do Judiciário e do MPU tanto no âmbito institucional, uma vez que há um número mínimo de negros em cargos de chefia e inúmeros casos de racismo velado, quanto no cenário de que lidam diretamente com a construção da Justiça e a consolidação da cidadania.

Sem dúvida alguma é preciso haver um amplo debate para mudar o perfil da justiça brasileira que ainda exclui os negros e as pessoas de menor poder aquisitivo. Precisamos de uma Justiça que não tenha cor e que busque tanto a igualdade de direitos quanto a igualdade de oportunidades.

O Sindjus sempre incentivou a luta pelo fim do preconceito e da discriminação racial e por isso enviará ao Seminário dois diretores e dois servidores do DF. As vagas serão destinadas, preferencialmente, para negros e negras. Além disso, o Sindjus informa que irá promover eventos sobre o tema para a categoria do DF e solicita que os interessados se disponibilizem para colaborar na construção de tais eventos como forma de propagar o conhecimento para outros servidores.

Se houver mais de dois interessados inscritos, um sorteio definirá os participantes. Quem tiver interesse deve enviar email para [email protected] até a próxima segunda-feira (16/11), às 16 horas, pois as passagens deverão ser providenciadas.

Confira a programação:

20/11/2015 – Sexta-feira

15h – Participação na 10ª Marcha da Periferia

Local: Av. Gomes de Castro, Praça Deodoro, São Luís, MA.

21/11/2015 – Sábado

Local: Auditório do Sindicato dos Bancários

Rua do Sol, 413/417, Centro.

Claudiceia Durans – Quilombo Raça e Classe

Saulo Costa Arcangeli – Coordenador de Comunicação da Fenajufe e Coordenador do Sintrajufe/MA

Cledo de Oliveira Vieira – Coordenador Geral da Fenajufe

Mara Rejane Weber – Coordenadora Geral da Fenajufe

10h30 – Painel: Discussão sobre a implementação das Cotas no Poder Judiciário Federal e MPU

Palestrantes: Rosenverck Estrela Santos – Mestre em educação e professor da Universidade Federal do
Maranhão

12h30 – Intervalo para almoço

14h – Painel: O Racismo Institucional e o Mito da Igualdade Racial

Palestrantes: Hertz Dias – Mestre em educação, professor da Rede Pública Estadual e do Quilombo Raça e Classe.

16h – Discussão de propostas para apresentar em instância da Fenajufe

17h30 – Encerramento e Lanche