Sindjus participa do I Encontro do PJU e MPU no DF

O Sindjus, representado pelos Coordenadores Costa Neto, Ednete Bezerra, Elcimara Souza, Júnior Alves, Robeto Jovane e Eugênia Lacerda, que também é Coordenadora da Fenajufe e Vice-Presidente da ANATA, participou na manhã desta terça-feira (1º/3), no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, do I Encontro de Servidores, Associações, Sindicatos e Federações do Poder Judiciário e do Ministério Público da União no Distrito Federal, que teve por objetivo aproximar e fortalecer as relações institucionais entre as entidades representativas desses servidores construindo uma agenda positiva pela valorização do conjunto da categoria.

A primeira Mesa Redonda tratou de “Convênios, cooperativas e transporte coletivo de servidores entre tribunais próximos” e teve a participação do coordenador-geral do Sindjus Costa Neto, do presidente da ASSTJ, Wite Villela, da vice-presidente da Assejus, Adriana Faria, do presidente da Astrisutra, Adelôr Alves, do Presidente do Conselho Deliberativo da Assejus, Paulo Costa, e do representante da Associação dos Auditores Tributários do DF, Ésio Vieira.

Os participantes discutiram parcerias em matéria de convênios e melhorias em relação a creches, colégios e transporte, bem como uma cooperativa de construção de imóveis e outras iniciativas que visem à qualidade de vida dos servidores.

A segunda Mesa Redonda se dedicou a “Situação das ações e garantia dos direitos dos servidores perante os tribunais e ministério público” e contou com a participação do Coordenador-geral do Sindjus Júnior Alves, do Presidente da AOJUS Gerardo Alves, do Presidente da Fenassojaf Marcelo Ortiz, do Coordenador do Sinasempu Darci Rodrigues e pela vice-presidente da AnatecJus Arlete Ribeiro. Foram debatidas questões referentes aos 13,23%, quintos, precatórios, e também à compensação da greve.

Os deputados Domingos Sávio (PSDB/MG) e Izalci Lucas (PSDB/DF) compareceram e fizeram falas defendendo a valorização da nossa categoria e a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Servidores do Judiciário da União e do MPU (FREJUSMPU). O Deputado Domingos Sávio apresentou o Requerimento nº 4065/2016 solicitando o registro da frente que tem previsão de instalação entre os dias 15 e 16 de março. Na ocasião será escolhido o coordenador da frente e definidas as pautas prioritárias da categoria. O Desembargador do TJDFT e presidente da Amagis, Sebastião Coelho, também participou da atividade.