Sindjus participa de audiência pública no Senado sobre a luta pelos direitos das mulheres

A coordenadora Elcimara Souza participou, pelo Sindjus, no dia 7 de março, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, da audiência pública “A luta pelos direitos das mulheres”, que integrou a programação da Semana da Mulher. A nova Reforma da Previdência foi o tema mais abordado pelas palestrantes durante o evento que contou com a participação de militantes de vários movimentos sociais, servidoras públicas, estudantes e representantes de centrais sindicais, federações e sindicatos.

No debate que analisou medidas que assegurem os direitos das mulheres, as políticas públicas do governo foram questionadas, principalmente no que diz respeito à falta de investimentos no combate à violência doméstica, setor onde o governo investiu absurdamente 26 centavos por cada mulher vítima de violência. Também foi dada ênfase à falta de investimentos em infraestrutura e saúde pública relacionada ao zika vírus, que vem agravando a epidemia de microcefalia.

A nova Reforma da Previdência que está sendo anunciada e o ajuste fiscal que ataca os trabalhadores foram duramente criticados. A reforma, que tem o intuito de fazer as mulheres trabalharem por mais cinco anos para conseguirem se aposentar, é uma afronta aos direitos conquistados, pois desconsidera a jornada dupla que as mulheres desenvolvem, fora e dentro de casa. Para a diretora Elcimara Souza, “o governo quer cobrar do trabalhador a conta pela crise econômica. É um absurdo querer garantir que quase metade do orçamento seja destinada para banqueiros e grandes empresários à custa de arrocho salarial, precarização dos serviços públicos, retirada de direitos e cortes orçamentários”.