Maurício Quintella, líder do PR, vai bancar inclusão do PL 2648 no Colégio de Lideres

Reunião acontece na segunda-feira, 28. Deputado vai trabalhar pela votação e aprovação do reajuste dos servidores

Com o objetivo de finalizar as articulações em torno do PL 2648/2015 para garantir sua inclusão na pauta da reunião do Colégio de Líderes na próxima semana, os coordenadores da Fenajufe Adilson Rodrigues e Eugênia Lacerda, acompanhados pelo coordenador do Sintrajud (SP), Antônio dos Anjos Melquiades, permaneceram durante esta quarta-feira, 23, na Câmara dos Deputados. Ali, mais uma vez, foram feitos contatos com as lideranças partidárias, ainda que permaneça o clima de tensão pelo processo de impedimento da presidente da República, em curso na Casa.

Mas desta vez os resultados do corpo a corpo começaram a surgir. O deputado Maurício Quintella (AL), líder do PR, que também é servidor licenciado do TRT de Alagoas, finalmente assumiu compromisso de bancar a inclusão do projeto de reajuste do Judiciário Federal na reunião das lideranças na segunda-feira, 28. (ou terça, 29). O comunicado foi feito durante reunião com os dirigentes na manhã desta quarta-feira. Quintella disse ainda que irá contatar os demais líderes da base do governo e o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB/RJ), para tentar costurar o aval de todos.

Nas reuniões com lideranças e com o próprio líder do governo, José Guimarães (PT/CE), o nome de Maurício Quintella sempre surgiu como o perfil mais indicado para bancar o projeto no Colégio. Além de pertencer aos quadros do Judiciário e conhecer profundamente a matéria, possui bom trânsito junto a Eduardo Cunha e pertence a um dos mais importantes partidos da base de apoio do governo. Apesar de manifestar apoio ao PL 2648, ele ainda não havia aceitado o compromisso de bancar o projeto no Colégio de Lideres, por conta da cobrança que a categoria vinha lhe fazendo, por ter votado pela manutenção do veto 28. Mas na reunião de hoje com os dirigentes da Fenajufe as arestas foram aparadas e o parlamentar afirmou que tem interesse em “limpar o meio de campo” e imprimir rapidez à tramitação e aprovação do projeto, antes que o cenário político e econômico dificulte ainda mais sua apreciação.

Afonso Florence, líder do PT, assegura que bancada vai apoiar 2648 se ele for pautado. Marco Maia (PT/RS), ex-presidente Câmara prontifica-se a ajudar

Outra importante conversa foi com o líder do PT, deputado Afonso Florence (BA). Segundo o parlamentar, a bancada do partido já discutiu o projeto dos servidores do Judiciário e vai apoiar a apreciação e aprovação, caso ele seja apresentado na reunião de líderes. Já com a chefia de gabinete da liderança, os coordenadores entregaram o ofício da Fenajufe com dados do projeto e a cópia do substitutivo negociado entre STF e governo.

Os coordenadores ainda mantiveram encontro com o ex-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT/RS). Maia ofereceu-se para ajudar na inclusão do projeto na pauta do plenário e na votação. O parlamentar informou que além da justeza do pleito, a mulher dele também é parte interessada, por ser servidora do Ministério Público da União.

Rubens Bueno, líder do PPS vai encaminhar posição pela votação do 2648 na reunião dos líderes de partidos da oposição

Além de articular com os líderes dos partidos da base do governo, os dirigentes conseguiram o compromisso do deputado paranaense Rubens Bueno, líder do PPS, que iria levar a definição de votar com prioridade o PL 2648, para avaliação na reunião dos líderes dos partidos de oposição. A reunião acontece na segunda-feira, 28, pouco antes de o Colégio de Lideres reunir-se. Na análise dos coordenadores este posicionamento é fundamental, pois, caso haja contrariedade por parte de algum líder, isso dificultará a apreciação do requerimento de urgência que levará o projeto direto ao plenário.

Apesar da semana curta em razão do feriado da Semana Santa, o trabalho de corpo a corpo dos coordenadores foi intensificado e nesta semana eles puderam construir articulações com os líderes do PMDB, PT, PR, PPS, PSD, DEM, Bloco PSC/PTB/PP e também com o presidente da Câmara, o que aumenta as chances de inclusão do PL 2648 na pauta do Colégio de líderes, para buscar sua apreciação e aprovação na Câmara dos Deputados, já nos próximos dias.

Na atuação junto aos parlamentares pelo apoio ao PL 2648, a Fenajufe busca cumprir até última hora a busca pelas melhorias no projeto, conforme determinado por decisão de instância da Federação, tendo indicado aos sindicatos filiados desde o início de fevereiro que consultassem à categoria nos seus estados sobre o prazo limite para busca da negociação de melhorias no projeto e indicadas na Reunião Ampliadinha de novembro de 2015, face à deterioração do cenário político, econômico e da agenda legislativa mais curta, por conta das eleições municipais. Poucos sindicatos deram retorno à Federação e a avaliação é que agora é “hora de ir para os finalmente” nesta batalha, e concluir este ciclo.

A Fenajufe convoca toda a categoria e todos os sindicatos filiados a procurarem os deputados e líderes partidários em seus estados, para cobrar que assegurem o apoio à inclusão na pauta e voto favorável ao projeto.

Fonte: FENAJUFE