Dia 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que acontece no dia 2 de abril, foi criado pela ONU, em 2007. Neste dia, em todo o mundo há promoções de ações para chamar a atenção sobre o autismo. Há dois milhões de brasileiros com essa síndrome. No mundo, são 70 milhões de autistas. Uma em cada 110 pessoas são autistas. Em crianças, o autismo é mais comum que diabetes, câncer e AIDS somados.

O Sindjus aproveita a data para conscientizar os servidores do Poder Judiciário e MPU sobre a importância de todos se unirem em torno desta luta, de modo que haja mais atenção ao transtorno do espectro autista (nome “oficial” do autismo). No dia 27/12/12 foi sancionada a Lei Berenice Piana (12.764), que protege os direitos das pessoas autistas. Mas só a lei não basta, é preciso sua efetivação no dia a dia.

Como nos anos anteriores, vários monumentos em todo o mundo são iluminados com a cor azul, símbolo do autismo, em razão da síndrome ser mais comum nos meninos (proporção de 1 menina para 4 meninos com autismo). No Brasil, normalmente, o Cristo Redentor (RJ), a Ponte Estaiada (SP), a torre da Usina do Gasômetro (RS), o prédio do Ministério da Saúde (DF) ficam azuis.

Depois da iniciativa de servidores do Fórum de Taguatinga, que iluminaram o prédio de azul, o presidente do TJDFT, Getúlio de Moraes, determinou para que todos os fóruns do DF sejam iluminados pela cor azul, nestes dias, em alusão à data.

🔥30 Total de Visualizações