Dia intenso de trabalho no Senado: PLC 26 e 29 são aprovados na CCJ

Lideranças sindicais e demais servidores passaram o dia inteiro no Senado em contatos para garantir a aprovação do PLC 26 (MPU) e PLC 29 (Judiciário) na Comissão de Constituição e Justiça- CCJ, bem como para garantir que fossem apreciados logo no plenário.

Depois de aprovado na CCJ, o objetivo era garantir pedido de urgência para ir direto ao plenário. No entanto não foi possível conseguir o número de assinaturas necessárias. Em reunião com o senador Eunício de Oliveira, líder do PMDB, este assumiu compromisso de levar o PLC 29 e o PLC 26 ao plenário do Senado na semana que vem. Disse que não iria assinar requerimento de urgência, inicialmente, pois esperaria os projetos serem analisados na Comissão de Assuntos Econômicos- CAE, na sessão do dia 21/06 (terça-feira).

Para o senador, levar o projeto direto para o plenário poderia prejudicar o andamento, pois os demais senadores poderiam entender como um “atropelo” à comissão. No entanto, Eunício se comprometeu a assinar o requerimento de urgência na hipótese de os PLs não serem aprovados na CAE até terça-feira que vem, levando os projetos ao plenário de qualquer forma na próxima semana. Comprometeu-se também a orientar a base aliada a aprovar relatório e urgência na CAE.

Também foram feitos contatos com José Medeiros, vice-líder do governo, que informou ter pedido a relatoria do PLC 29 na CAE com o intuito de produzir o mais rápido possível relatório favorável. Valdir Raupp havia dito o mesmo em relação ao PLC 26, pela manhã.

Nesse contexto, os projetos poderão ser votados na semana que vem. Dessa forma, é importante continuar os contatos com os parlamentares da CAE e com os demais, bem como intensificar a pressão para garantir o início da valorização salarial dos servidores do Judiciário e MPU.

🔥18 Total de Visualizações