Mobilização para garantir isonomia para chefes de cartórios segue no Congresso Nacional

Dirigentes sindicais da categoria estão no Congresso Nacional, onde, além de pressionar contra a aprovação do PLP 257/2016 e da PEC 241/2016 – ambos colocam em risco direitos dos servidores públicos e precarizam os serviços prestados à população -, também conversam com deputados e senadores para que aprovem, na sessão de hoje (02), o PLN 03/2016, que garante a isonomia para os chefes de cartórios de todo o país, prevista na Lei 13.150/15. A inclusão da matéria na pauta foi conquistada após intenso trabalho das entidades sindicais dos servidores e de chefes de cartórios do país, ainda em junho, quando o Congresso Nacional estava em funcionamento e havia a expectativa de ter uma sessão conjunta imediatamente antes de iniciar o recesso parlamentar.

Dirigentes da Fenajufe confirmaram, na Secretaria Geral da Mesa e na liderança do governo, que haverá ainda hoje a sessão do Congresso Nacional, prevista às 19h. Antes do PLN 03, serão analisados 14 vetos, conforme a pauta divulgada.

Líderes do governo e de vários partidos, como PMDB, PSDB, PT e PPS, foram procurados pelos servidores em busca de apoio. O diretor da Secretaria Geral da Mesa do Congresso informou que a sessão deve seguir madrugada adentro. Mas os dirigentes da categoria e chefes de cartórios de alguns estados que vieram a Brasília participar do trabalho de pressão seguirão acompanhando os trabalhos.

Como parte da pressão, os servidores também estão enviando carta aos parlamentares, pedindo que aprovem PLN 03/2016. O texto pode ser conferido aqui e basta preencher os dados e enviar.

Ao lado da federação e de outros sindicatos de base, o Sindjus-DF, representado pelos diretores Costa Neto e Elcimara Souza, também coordenadores da Fenajufe, participa do trabalho de pressão e vai acompanhar a sessão conjunta do Congresso.