Filiados devem atualizar dados para participar da eleição de delegados sindicais

O Sindjus-DF realizará em breve a eleição de delegados de base e de representantes dos aposentados para compor o Conselho de Delegados Sindicais. O processo de votação deve ocorrer na segunda semana de setembro e todas as regras serão divulgadas posteriormente à categoria.

Para poder participar, votando nos representantes em cada local de trabalho, todos os servidores filiados devem estar com seus dados cadastrais atualizados. Por isso, o sindicato orienta que todos acessem seu gestor pessoal, no site www.sindjusdf.org.br, e depois cliquem no link “Atualize seus dados”. Lá, o servidor deverá preencher os campos com seus dados pessoais, sendo fundamental que informem o seu local de trabalho.

O que é o Conselho de Delegados Sindicais
É fundamental que todos os órgãos do Judiciário Federal e MPU participem da eleição. O delegado é o sindicato em cada local de trabalho. Ele representa um canal de comunicação importante entre e entidade e a sua base, no encaminhamento das lutas da categoria. É por meio do delegado sindical que os assédios dos chefes, as precárias condições de trabalho em cada setor e os conflitos em geral são levados, de forma mais rápida e precisa, à direção do sindicato. Com o Conselho de Delegados Sindicais é possível tornar-se um sindicato cada vez melhor, com a possibilidade de ter acesso em cada setor para resolver todos os problemas.

O mandato dos delegados é de um ano e meio (18 meses). Conforme as regras do estatuto do sindicato, eles são eleitos na proporção de 1% do número de filiados do local de trabalho. Para aquele local de trabalho onde o número de servidores for inferior a 1% do número de filiados do Sindjus, fica assegurado o direito de eleger um delegado.

As tarefas e os desafios dos delegados de base são grandes. Compete ao Conselho de Delegados Sindicais realizar semestralmente análises da conjuntura política, econômica e social do país; promover estudos e análises sobre a realidade da categoria e a sua inserção na sociedade enquanto agente transformador, socializando as experiências dos locais de trabalho, levando ao conhecimento de todos as reivindicações específicas e estabelecendo as prioridades gerais para a atuação do sindicato; cumprir e fazer cumprir as deliberações da categoria; zelar pelo cumprimento integral dos acordos, convenções e dissídios da categoria; fixar e rever, em conjunto com as demais instâncias, as diretrizes desenvolvidas pela entidade; e participar da elaboração do plano anual de ação sindical.

O Sindjus orienta que todos os locais de trabalho comecem a ser organizar para indicar seus representantes na eleição.