Servidor do TJ ganha duas medalhas de bronze nas Paralimpíadas

O servidor do TJDFT Sérgio Oliva voltará do Rio de Janeiro com duas medalhas de bronze para o Brasil. Atleta paralímpico de hipismo, ele conquistou a sua primeira medalha nesta quinta-feira (15), no adestramento individual misto grau 1A, voltado a atletas com limitações nos quatro membros e no tronco. A segunda medalha veio no início da tarde desta sexta-feira (16), com a vitória no estilo livre individual misto do grau 1.

Essas são as primeiras medalhas paralímpicas da carreira de Sérgio, que já participou dos jogos de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012. Com a segunda medalha dele conquistada hoje, o Brasil passa a ter 57 medalhas, sendo 11 de ouro, 25 de prata e 21 de bronze, na Rio 2016.

Com 33 anos de idade e servidor do TJ há doze anos, Sergio pratica adestramento paraequestre há mais de dez anos e coleciona vitórias. Em 2007, foi campeão mundial em Hartpury, na Inglaterra; participou de mundiais no Kentucky, nos Estados Unidos, em 2010; e em Caen, na França, em 2014, além de várias outras competições internacionais em que representou o Brasil. Recebeu, também, o prêmio de melhor atleta paralímpico brasileiro na modalidade de hipismo, no ano de 2014. É formado em Direito, com pós-graduação em Direito Público. Atualmente está lotado na Assessoria de Apoio à Governança de Tecnologia da Informação.

História de superação
Sérgio Fróes Ribeiro de Oliva é irmão gêmeo de Flávio e Eduardo. Nasceu de parto prematuro aos sete meses e por falta de oxigenação no cérebro sofre paralisia cerebral. Para auxiliar o seu processo de desenvolvimento psíquico motor, seus pais o colocaram na ecoterapia.


Sérgio Oliva no momento em que ganhou a primeira medalha de bronze, no Rio

Em 2012, a técnica Marcela Pimentel surgiu em sua vida e o incentivou a praticar o adestramento paralímpico. Desde então, Sérgio vem praticando o esporte com amor, disciplina e dedicação.

Ao longo desses anos conquistou diversos títulos nacionais e internacionais, entre eles, quatro campeonatos brasileiros, um campeonato brasiliense, um campeonato pan-americano, um campeonato sul americano e campeonato mundial. E agora, sai da Rio 2016 com duas medalhas de bronze.

🔥33 Total de Visualizações