Sindjus-DF debate com Diretora Geral do STJ temas de interesse dos servidores

Na última terça-feira (20), os coordenadores do Sindjus-DF Ednete Bezerra e Chico Vaz, juntamente com o coordenador geral do sindicato Costa Neto, se reuniram com a Diretora Geral do STJ, Sulamita Avelino, e sua assessoria para tratar de diversos assuntos de interesse dos servidores daquele tribunal. No encontro, que também contou com a participação da secretária de Gestão de Pessoas, Solange Rossi, e da coordenadora de Eventos Institucionais, Ana Cristina Reis, os dirigentes sindicais debateram com os gestores do STJ temas como empréstimos consignados, comemoração da Semana do Servidor e quintos.

No início da reunião, os diretores do sindicato aproveitaram a oportunidade para parabenizar a nova Diretora Geral do STJ, que é servidora do quadro efetivo do tribunal, pela posse no cargo e destacaram a importância da valorização da “prata da casa”.

Empréstimos consignados em folha de pagamento
Os diretores do sindicato destacaram a situação de grande endividamento da maioria dos servidores do STJ e reivindicaram a adequação da Instrução Normativa que rege a matéria. Além disso, solicitaram que a administração do tribunal faça gestões junto aos bancos conveniados, com o objetivo de possibilitar a renegociação com melhores condições para os servidores.

A Diretora Geral garantiu que irá estudar a possibilidade de revisar a Instrução Normativa e também se comprometeu levar a proposta de renegociação para as instituições bancárias que mantêm convênios com o STJ.

Comemoração da Semana do Servidor
Os diretores do Sindjus-DF propuseram uma parceria entre o sindicato, a ASSTJ (Associação dos Servidores do STJ) e a administração do tribunal para promover as atividades, no STJ, de comemoração pelo Dia do Servidor Público, celebrado todos anos em 28 de outubro. A sugestão do sindicato é realizar uma semana de atividades com lançamento de uma campanha com foco na valorização e na qualidade de vida dos servidores.

Sulamita Avelino e Ana Cristina Reis concordaram com a ideia da parceria e detalharam as atividades que já estavam previstas para a data comemorativa, além de discutirem novas propostas com os dirigentes sindicais.

Após um amplo debate, ficou acertada a realização de nova reunião com os parceiros na próxima semana para definir detalhes do evento e sua implementação.

Informações sobre quintos
Os diretores do Sindjus-DF reiteraram o pedido para que o STJ encaminhe ao sindicato, o mais breve possível, os dados e planilhas referentes ao pagamento administrativo dos quintos dos servidores do tribunal que são filiados ao Sindjus-DF. Eles explicaram, ainda, a necessidade e a urgência desses dados, objetivando a elaboração dos cálculos e o ajuizamento das execuções relativas à ação judicial n. 2005.34.00.012112-9, referente aos quintos, já transitada em julgado e promovida pelo Sindjus-DF em desfavor da União.

A Diretora Geral do STJ solicitou que fosse encaminhado novo ofício pelo Sindjus para atendimento do pleito.