Coral Habeas Cantus participa de apresentação no Hospital da Criança

Dentro do projeto Remédio Musical, o Coral Habeas Cantus, patrocinado pelo Sindjus/DF e formado por servidores do Judiciário Federal, participou de apresentação, nesta quarta-feira (28), no Hospital da Criança José Alencar, localizado no final da Asa Norte. Ao todo, 22 servidores participaram da apresentação, que aconteceu no hall de entrada e em locais de internação.

Segundo Renata Rios, servidora da Justiça Federal, há algum tempo o coral tem parceria firmada com o projeto Remédio Musical, idealizado pelo músico Alan Cruz. Todos os anos, em dezembro, durante as celebrações natalinas, o coral e os músicos que participam do projeto percorrem os hospitais públicos, creches e casas de idosos do DF. Ao longo do ano, o Habeas Cantus também se apresenta sempre que convidado pelo idealizador do Remédio Musical. Em 2016, já aconteceram apresentações também no HUB (Hospital Universitário de Brasília) e no Hospital de Base.

A visita de ontem é parte da agenda do projeto, que toda última quarta do mês convida artistas da cidade para levar música e alegria ao Hospital da Criança. A servidora explica que a presença do grupo musical no hospital leva alegria às crianças em tratamento e aos pais que os acompanham. De acordo com ela, a receptividade sempre é muito boa. “Nos locais de internação as crianças assistiam com interesse pelos vidros, dão tchau e tentam travar contato visual e através de acenos. Dá pra perceber que elas ficam fragilizadas e carentes com o câncer. A música traz sorrisos e olhinhos brilhantes”, ressalta.

“E para os pais também a gente percebe que é muito bom, porque eles ficam muito tensos e por poucos minutos, enquanto cantamos, percebemos que eles esquecem as preocupações”, completa Renata.

Ferramenta para promover saúde
O projeto coordenado pelo músico Alan Cruz existe desde 2009, levando música e alegria a hospitais, creches, CAPs (Centro de Atenção Psicossocial) e casas de idosos. O Remédio Musical considera a música uma ferramenta para promover a saúde.

“Queremos usar a música como um alívio, um remédio, uma companhia, uma lembrança, uma ajuda, uma palavra amiga, uma melodia alegre, uma mensagem positiva, uma história, fazendo parte da trilha sonora da vida das pessoas como um complemento no tratamento de doenças”, explica Alan.

Saiba mais sobre o projeto e confira fotos e vídeos das apresentações.

Participe do Coral Habeas Cantus
Em outubro deste ano, o Coral Habeas Cantus completará 26 anos de estrada. Criado em outubro de 1990 por servidores do TRF 1ª Região e da Justiça Federal do DF, o grupo tem se apresentado em solenidades dos tribunais e outros órgãos públicos do DF, participado de eventos culturais e festivais de corais em Brasília, em diversos estados brasileiros e em outros países como Argentina, México, Espanha e Uruguai.

Em 2005, os integrantes do grupo criaram a Associação Amigos do Coral Habeas Cantus e firmaram parceria com Sindjus-DF. A partir de então, passou a denominar-se Coral Habeas Cantus do Poder Judiciário do Distrito Federal e a reunir servidores de todos os tribunais do DF, além de pessoas da comunidade. Atualmente o coro é regido pela maestrina Priscila Martins e acompanhado pelo pianista David Reis e pelo percussionista Renato Ramos, servidor do Judiciário.

Para participar do Habeas Cantus basta enviar email para [email protected] informando o interesse em se juntar ao grupo, se é servidor de algum órgão do Judiciário ou se é dependente e os telefones para contato. A coordenação explica que não é necessário ter experiência anterior na área do canto. O coral ensaia todas as terças e quintas-feiras, de 19h30 às 21h, no Edifício Sede I do TRF 1ª Região, térreo.

Para mais informações, ligue ou envie mensagem para 99971-9488 (Ângela Paes).