Fórum de servidores define calendário de lutas contra reforma da Previdência

Preparar o enfrentamento e as mobilizações em 2017 é o grande desafio das organizações sindicais e dos movimentos sociais, frente aos projetos do governo que ameaçam os direitos da população. Com esse objetivo, de unificar a atuação das diversas categorias de trabalhadores, em especial dos servidores públicos federais, que o Fórum Nacional de Entidades dos Servidores Federais (Fonasefe) realizou na manhã desta quarta-feira (18/01) a sua primeira reunião em 2017.

Os coordenadores Eldo Luís e Josivam Evangelista participaram pelo Sindjus-DF e a coordenadora Elcimara Souza esteve como representante da Fenajufe. Também estiveram presentes dirigentes da Fasubra, do Andes/SN, do Sinal, da Unacom, da ASSIBGE, da CSP Conlutas e de outras entidades nacionais.

Após os informes dos dirigentes sindicais e o amplo debate realizado em torno da conjuntura política nacional, foi definido calendário de atividades, que inclui uma semana de mobilização, de 31/01 a 02/02, com abordagem junto aos parlamentares nos aeroportos de Brasília e de outras capitais. O material a ser utilizado será a partir de uma proposta de panfleto apresentada pelo Sindjus, elencando os dez motivos para lutar contra a reforma da Previdência (PEC 287/2016). Antes disso, no dia 20, próxima sexta-feira, haverá reunião das centrais sindicais para debater a participação nas ações unificadas que serão programadas para as próximas semanas.

A próxima reunião do Fonasefe será no dia 8 de fevereiro. E no dia 9 será realizada reunião ampliada com várias entidades nacionais e de base de servidores públicos, além das centrais sindicais.

Em relação à campanha salarial unificada de 2017, o Fonasefe vai protocolar junto ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), no dia 10 de fevereiro, a pauta de reivindicações do conjunto do funcionalismo público federal.

Para o mês de março, a primeira agenda será o Dia Internacional da Mulher, no dia 8, quando haverá um ato nacional, com a participação de várias organizações sindicais, estudantis e sociais.