Em reunião no TCU entidades pedem auditoria na Previdência

Fonte: Fenajufe

Coordenadores da Fenajufe, em conjunto com a OAB e outras entidades representativas dos servidores públicos, estiveram reunidas no último dia 31 de janeiro com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Raimundo Carreiro. O objetivo foi cobrar do ministro a realização de auditoria nas contas da Previdência Social, para que se conheça a real situação do órgão.

Foto: Joana Darc Melo/Fenajufe

A avaliação das entidades é que o governo tem omitido dados importantes sobre as receitas da Previdência para fortalecer o apelo da reforma anunciada com a PEC 287/16. A Fenajufe esteve representada pelos coordenadores Costa Neto, Gerardo Lima e Helenio Barros, acompanhados pelo coordenador do Sitraemg, lgor Yagelovic. A reunião contou ainda com a participação do senador João Capiberibe (PSB/AP) e da deputada Janete Capiberibe (PSB/AP).

Carreiro informou que o colegiado do tribunal já aprovou o início dos trabalhos da auditoria da Previdência Social com o envolvimento de três unidades técnicas do TCU. Segundo o ministro, a auditoria deve terminar ainda no primeiro semestre e a matéria terá como relator o ministro José Mucio Monteiro.

O presidente do TCU afirmou que a Previdência é superavitária, mas que faltam gestão e governança para atingir o equilíbrio, palavras nem sequer mencionadas pela PEC 287/16. Ele pediu ao plenário do Tribunal que reúna material sobre outras auditorias realizadas na Previdência Social. Os documentos serão entregues à Comissão Especial da Câmara que vai analisar a proposta de emenda constitucional.