Sindjus-DF convoca categoria para ato unificado das mulheres, no próximo 8 de março

Na próxima quarta-feira, 8 de março, mulheres de várias categorias de trabalhadores, dos setores público e privado, estudantes e militantes de diversos movimentos sociais realizarão um ato unificado para marcar o Dia Internacional da Mulher. A atividade, que reunirá mulheres do DF e Entorno, segue o chamado internacional para um dia de luta contra todas as formas de opressão de gênero e em defesa dos direitos das mulheres. No caso do Brasil, as reformas previdenciária e trabalhista também são eixos centrais, que unificam o chamado do ato.

O Sindjus-DF, ressaltando a importância da data, celebrada mundialmente há mais de um século, e compreendendo a importância da participação nas ações organizadas conjuntamente com outros setores, convoca a categoria, especialmente as servidoras, a se juntar ao ato das mulheres do DF e Entorno. O cenário, de fortes ameaças por parte do governo federal, exige uma atuação unificada, especialmente quando o país enfrenta o aumento do número da violência contra as mulheres, as diferenças salariais entre homens e mulheres, o racismo e tantos outros ataques que têm a mulher como principal alvo.

Vale destacar, ainda, que a reforma da Previdência – PEC 287/2016, proposta pelo governo Temer, ao sugerir a equiparação da idade mínima de 65 anos de aposentadoria entre homens e mulheres desconsidera o fato de que as trabalhadoras enfrentam dupla, e às vezes, tripla jornada de trabalho. A maioria começa a trabalhar mais cedo do que seus colegas, assumindo as tarefas de casa ainda na adolescência.

Com previsão de uma marcha até a Praça dos Três Poderes, a concentração do ato será às 16h, no Museu da República. O Sindjus estará presente, com faixas destacando a sua luta em defesa dos direitos das mulheres e contra as reformas previdenciária e trabalhista. E, para isso, convida todas as servidoras a estarem presentes nesse momento histórico de luta das mulheres do Distrito Federal e Entorno.