Sindjus-DF convida filiados a se inscreverem para o Conselho de Delegados Sindicais

Nos dias 4 e 5 de abril, os servidores do Judiciário Federal e do MPU filiados ao Sindjus-DF poderão escolher os representantes de seu local de trabalho para compor o Conselho de Delegados Sindicais de Base, conforme edital publicado no dia 15 de fevereiro. As inscrições já estão abertas e vão até o próximo dia 10 de março (saiba mais no edital).

A diretoria do sindicato destaca que é fundamental a participação de servidores de todos os órgãos. O delegado é o elo entre o Sindjus e a base. Representa o sindicato em cada local de trabalho, levando sugestões e propostas para o encaminhamento das lutas da categoria. É por meio desse representante que os assédios dos chefes, as precárias condições de trabalho em cada setor e os conflitos em geral são levados, de forma mais rápida e precisa, à direção do sindicato.

O mandato dos delegados é de um ano e meio (18 meses). Conforme as regras do estatuto do sindicato, eles são eleitos na proporção de 1% do número de filiados do local de trabalho. Para aquele local de trabalho onde o número de servidores for inferior a 1% do número de filiados do Sindjus, fica assegurado o direito de eleger um delegado.

O sindicato reforça o convite para que os filiados participem das eleições, se inscrevendo e também votando em seus representantes. A participação de toda a categoria nesse processo eleitoral fortalecerá a atuação do Sindjus em cada local de trabalho.

As inscrições dos candidatos poderão ser feitas até às 17h do dia 10 de março, por meio do preenchimento de formulário próprio, online ou impresso (para este caso, a ficha de inscrição pode ser entregue junto à secretaria do sindicato ou escaneada e enviada para [email protected]). A inscrição também deverá conter uma foto do candidato. Leia o regimento eleitoral aqui.

Confira, abaixo, o calendário completo da eleição.

22/02 a 10/03 – Inscrições dos candidatos

14/03 a 17/03 – Publicação, no site do Sindjus, dos nomes dos candidatos e do boletim especial
14/03 a 03/04 – Campanha Eleitoral
04 e 05/04 – Realização das eleições