Começam nesta terça eleições do Conselho de Delegados Sindicais. Saiba como participar!

Terão início nesta terça-feira (04/04) as eleições para o Conselho de Delegados Sindicais do Sindjus-DF, para o biênio 2017/2019. O processo de votação acontecerá até a quarta-feira, 5 de abril, nos locais de trabalho e na sede do sindicato, entre 9 e 18 horas, considerando o funcionamento de cada local de trabalho e o trajeto das urnas itinerantes. Para votar, o servidor precisa apresentar um documento com foto, podendo ser o crachá funcional.

Foram inscritos 77 servidores, de vários órgãos do Judiciário e MPU, e também aposentados. O sindicato explica que cada servidor filiado só poderá votar em um único candidato, sendo necessariamente do seu local de trabalho. Já o servidor aposentado votará em um candidato aposentado, na urna que ficará disponível na sede do sindicato.

Segundo o regimento eleitoral, terá direito de voto o filiado que, na data da eleição, tenha mais de 60 dias de inscrição no quadro associativo do sindicato e esteja em dia com suas obrigações estatutárias até trinta dias antes do pleito e no pleno gozo dos direitos sociais fixados no estatuto.

Seguindo o calendário eleitoral, o Sindjus divulgou no dia 17 de março o boletim com fotos, nomes e local de trabalho de todos os candidatos, que puderam fazer campanha até hoje (03).

O sindicato reforça o convite para que os filiados participem das eleições, votando em seus representantes. Com mandato de um ano e meio (18 meses), o delegado é o elo entre o Sindjus e a base. Representa o sindicato em cada local de trabalho, levando sugestões e propostas para o encaminhamento das lutas da categoria. É por meio desse representante que os assédios dos chefes, as precárias condições de trabalho em cada setor e os conflitos em geral são levados, de forma mais rápida e precisa, à direção do sindicato. A participação de toda a categoria nesse processo eleitoral fortalecerá a atuação do Sindjus em cada local de trabalho.

A apuração será no próprio dia 5 de abril, na sede do Sindjus, a partir das 21h.

Confira a tabela com o número de candidatos e de vagas de cada local de trabalho.

Confira as próximas datas do calendário eleitoral
04 e 05/04 – Realização das eleições
6/04 – Divulgação dos delegados eleitos