Dieese e Diap elaboram material sobre importância da organização sindical

O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) elaborou, em abril, uma nota técnica destacando o papel e a importância da organização sindical para os trabalhadores. O material vem um ótimo momento da conjuntura política do país, quando o governo promove uma série de ataques aos direitos, exigindo a unidade dos trabalhadores.

Na introdução do documento, o Dieese destaca a origem do movimento sindical. “Os sindicatos são organizações de representação dos interesses dos trabalhadores, criadas para compensar o poder dos empregadores na relação contratual, sempre desigual e reconhecidamente conflituosa, entre capital e trabalho”, ressalta. O texto lembra, ainda, que esse modelo de organização surge na primeira metade do século XIX, como reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que eram submetidos os trabalhadores com o avanço do capitalismo.

“Ao final do século XIX, os sindicatos obtiveram reconhecimento institucional nos principais países industrializados. Desde então, têm exercido papel fundamental na organização da classe trabalhadora para a luta por uma sociedade justa e democrática, pressionando pela ampliação dos limites dos direitos individuais e coletivos ainda hoje estreitos em muitos países, entre os quais o Brasil”, aponta.

Leia íntegra da nota técnica.

Na mesma linha do Dieese e com o objetivo também de contribuir com a educação política das diversas categorias de trabalhadores, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) editou a cartilha, com perguntas e respostas: Para que serve e o que faz o movimento sindical.