Na luta por mais direitos: Começa, nesta sexta-feira, o 7º Congresso do Sindjus-DF

Com o lema “Na luta por mais direitos”, terá início nesta sexta-feira (19), no Hotel Nacional, o 7º Congresso do Sindjus-DF. O evento, que é um dos principais fóruns deliberativos dos servidores do Judiciário Federal e do MPU no DF, reunirá até domingo (21) cerca de 150 pessoas, entre delegados, observadores e convidados.

Ao longo de duas semanas do mês de abril, o Sindjus realizou assembleias setoriais em todos os locais de trabalho, para eleger os delegados que vão representar a categoria no 7º Congresso, mobilizando centenas de servidores. Ao todo, foram eleitos nas setoriais 37 delegados e cinco observadores. Também participarão como delegados natos a diretoria do Sindjus-DF (titulares e suplentes), os membros do Conselho Fiscal (titulares e suplentes) e os delegados sindicais de base, eleitos em abril deste ano.

Até esta quarta-feira (17), servidores puderam enviar para a organização do Congresso teses e propostas de resoluções e alterações estatutárias. Entre os temas que estarão na pauta para o debate, vale destacar as lutas contra as reformas da Previdência e Trabalhista, as terceirizações e a defesa da Justiça do Trabalho, carreira e campanha salarial, ratificação da decisão de assembleia sobre a desfiliação do sindicato à CUT, alteração do estatuto da entidade e a discussão sobre carreira, data-base, recomposição salarial, entre outros.

Na sexta-feira, a programação terá início às 20h com a solenidade de abertura e em seguida com o painel de conjuntura nacional e internacional. No sábado, os trabalhos serão retomados às 9h, com a votação do regimento interno do 7º Congresso. Vários pontos da pauta serão debatidos ao longo desse segundo dia. Já no domingo, último dia de evento, serão formados grupos de trabalho para debater Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, defesa da Justiça do Trabalho e Plano de Lutas. O Congresso será finalizado com a votação das moções e dos encaminhamentos.

Confira, abaixo, a programação:

19/05 – Sexta-Feira
19h – Início do credenciamento e Coffee Break
20h – Solenidade de abertura
20h30 – Conjuntura Nacional e Internacional e debate
Debatedores
Vilson Antônio Romero – presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal)
Rodrigo Ávila – pesquisador da Auditoria Cidadã da Dívida
22h30 – Encerramento do Credenciamento do dia (delegados e observadores)

20/05 – Sábado
9h – Regimento Interno – apresentação, discussão e aprovação
11h – Referendar a desfiliação da CUT e encaminhamentos
12h – Almoço
13h – Encerramento do credenciamento dos delegados e observadores
13h15 – Informes do número de credenciados e destruição de crachás dos delegados e observadores que não compareceram ao evento
13h30 – Alteração estatutária – Discussão e deliberações
16h30 – Lanche
17h – Continuação das deliberações sobre alteração estatutária
20h – Confraternização

21/05 – Domingo
9h – Grupos de Trabalho – Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, Defesa da Justiça do Trabalho, Plano de lutas e Reivindicações
Debatedor: Renato Barros – advogado especialista em Previdência
12h30 – Almoço
14h- Carreira – Campanha Salarial – Data-base
16h – Carreiras próprias
16h30 – Lanche
17h – Apresentação de moções e encaminhamentos
18h30 – Encerramento

🔥48 Total de Visualizações