Sindjus-DF abre 7º Congresso, destacando importância de ampliar a luta por direitos

Teve início na noite desta sexta-feira (19), o 7º Congresso do Sindjus-DF, no Hotel Nacional. Com o tema “Na luta por mais direitos”, o evento foi aberto pela comissão organizadora, representada pelos coordenadores Costa Neto, Chico Vaz, Gilmar Paz, Eldo Luiz e pelos delegados sindicais Ivã Teixeira, Glaucia Sena e Gisele Sérgio. No plenário, servidores de vários órgãos do Judiciário Federal e do MPU, eleitos em assembleias setoriais como representantes da categoria.

Foto: Kilson Ricardo

Em nome do Sindjus-DF, o coordenador geral Costa Neto fez a saudação inicial aos participantes, destacando os objetivos do congresso, que terá o desafio de analisar o cenário do país e apontar alternativas de reação para enfrentar as dificuldades impostas pelo governo federal aos servidores públicos e trabalhadores celetistas. O dirigente destacou o momento de crise institucional, que atinge setores do governo e do Congresso Nacional, e as consequências nefastas para a população brasileira.

Segundo ele, os servidores do Judiciário Federal e do MPU têm a tarefa de reforçar as mobilizações do conjunto do funcionalismo para derrotar as reformas em curso no momento, que ameaçam direitos históricos da população. “Temos que ter consciência do nosso papel como agentes transformadores da sociedade. Temos o desafio de fortalecer as mobilizações e derrotar a política desse governo. Mobilizar para derrotar as reformas da Previdência e trabalhista e outros projetos que surgirão e que retirem os nossos direitos”, ressaltou Costa.

Foto: Kilson Ricardo

O 7º Congresso segue até domingo. Ainda hoje, os participantes assistem ao painel sobre conjuntura nacional e internacional, com o presidente da Anfip, Vilson Romero; e o cientista político e pesquisador da Auditoria Cidadã da Dívida, Rodrigo Ávila.

Confira abaixo a programação do congresso:

19/05 – Sexta-Feira
19h – Início do credenciamento e Coffee Break
20h – Solenidade de abertura
20h30 – Conjuntura Nacional e Internacional e debate
Debatedores
Vilson Antônio Romero – presidente da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal)
Rodrigo Ávila – pesquisador da Auditoria Cidadã da Dívida
22h30 – Encerramento do Credenciamento do dia (delegados e observadores)

20/05 – Sábado
9h – Regimento Interno – apresentação, discussão e aprovação
11h – Referendar a desfiliação da CUT e encaminhamentos
12h – Almoço
13h – Encerramento do credenciamento dos delegados e observadores
13h15 – Informes do número de credenciados e destruição de crachás dos delegados e observadores que não compareceram ao evento
13h30 – Alteração estatutária – Discussão e deliberações
16h30 – Lanche
17h – Continuação das deliberações sobre alteração estatutária
20h – Confraternização

21/05 – Domingo
9h – Grupos de Trabalho – Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista, Defesa da Justiça do Trabalho, Plano de lutas e Reivindicações
Debatedor: Renato Barros – advogado especialista em Previdência 
12h30 – Almoço
14h- Carreira – Campanha Salarial – Data-base
16h – Carreiras próprias
16h30 – Lanche 
17h – Apresentação de moções e encaminhamentos
18h30 – Encerramento

🔥34 Total de Visualizações