Envie carta aos senadores pedindo que rejeitem a reforma trabalhista

O Sindjus-DF está na campanha para derrotar a reforma trabalhista, prevista no PLC 38/2017, em tramitação no Senado Federal. A matéria foi aprovada na semana passada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e agora está pronta para ser votada em plenário, com requerimento de urgência. A previsão do governo é colocar o projeto para apreciação dos senadores na próxima terça-feira (11).

Para tentar convencer os senadores a rejeitar a matéria, o Sindjus está disponibilizando uma carta, com vários argumentos que explicam os efeitos nocivos da proposta. As mudanças na legislação trabalhista se tornaram a grande prioridade do governo de Michel Temer, considerando as dificuldades enfrentadas no Congresso para colocar em votação a reforma da Previdência (PEC 287/2016).

Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil

Na carta, o Sindjus destaca as consequências desastrosas que a reforma acarretará para os trabalhadores abrangidos pela CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Entre os retrocessos, o projeto amplia, de forma irrestrita, a terceirização, cria a jornada intermitente, desvirtua as verbas salariais, permite a prevalência do negociado sobre o legislado, fragiliza o direito à representação por local de trabalho, restringe o acesso à Justiça do Trabalho, entre outros.

Além disso, ressalta, ainda, que o PLC 38 contribuirá para o desmonte da Justiça do Trabalho. “Ao atacar frontalmente os direitos dos trabalhadores, o governo provocará um estrangulamento na prestação jurisdicional e atuação desse importante ramo do Judiciário Federal, uma vez que, sem direitos previstos na legislação, mais precárias serão as relações de trabalho e maior será a necessidade de recorrer ao Judiciário, abarrotando de processos a Justiça Trabalhista e comprometendo sua eficiência”, afirma.

O sindicato convoca toda a categoria a participar desta campanha, enviando carta aos senadores. Esta ação precisa ser urgente, uma vez que a matéria pode ser votada na semana que vem. Acesse o link, preencha seus dados e clique em enviar.