Sindjus-DF inicia, nesta quarta, assembleias setoriais e atos em defesa dos quintos

A partir desta quarta-feira (23), o Sindjus-DF dará início à sua agenda de mobilizações, em todos os órgãos, em defesa da manutenção do pagamento dos quintos. Conforme acertado em reunião na última sexta-feira (18), entre o sindicato e associações de todos os tribunais e do MPF, uma série de ações será realizada nesta e nas próximas semanas, com o objetivo de assegurar junto ao STF o respeito aos princípios constitucionais da coisa julgada, da segurança jurídica e da irredutibilidade de salários, diante da decisão do ministro Gilmar Mendes no julgamento do Recurso Extraordinário 638.115/CE.

A primeira assembleia setorial, seguida de ato, será no STJ, às 12h30 desta quarta, na Praça do Servidor. Na oportunidade, os servidores do tribunal poderão tirar dúvida sobre o tema e debater com a direção do Sindjus as futuras ações que serão realizadas em defesa da manutenção desse importante direito, que foi assegurado por meio de decisão judicial transitada em julgado e por meio de decisões administrativas proferidas pelos tribunais e pelo MPU há mais de cinco anos.

Os coordenadores do sindicato e servidores do STJ, Ednete Bezerra e Chico Vaz, convocam todos os colegas para a atividade, uma vez que o momento é crítico, com os servidores sendo alvos de vários retrocessos impostos pelo governo e também pela cúpula do Judiciário. Para eles, somente a unidade da categoria será capaz de reverter o atual cenário de ameaça aos direitos.

Na quinta-feira (24), a assembleia setorial e o ato serão no TST, às 15h, na marquise do Bloco B. No dia 30 de agosto, a mobilização acontecerá no TJDFT e no dia 1º de setembro no TSE. A agenda dos demais órgãos ainda será definida nos próximos dias.

O Sindjus-DF e as associações também pretendem realizar um grande ato em frente ao STF, com data ainda a ser definida.

Fique atento ao calendário!