Mais de 5 mil pessoas prestigiam festa de confraternização do Sindjus-DF

Uma noite de muita descontração, alegria e música. Assim pode ser definida a festa de confraternização do Sindjus-DF, realizada na última sexta-feira (15), no Centro Internacional de Convenção do Brasil (CICB), em parceria com a produtora Capital da Folia. Mais de 5 mil pessoas, entre sindicalizados e convidados, marcaram presença na festa, que fechou mais um ano de muito trabalho e luta em defesa dos direitos da categoria.

Fotos: Ronaldo Barroso

Este ano, a grande atração foi a banda Os Baianeiros, formada por ex-integrantes do Chiclete com Banana, que trouxeram em seu repertório vários clássicos do Axé Music e músicas mais recentes. A dupla sertaneja Enzo e Rafael e a famosa banda de baile Joy Band também fizeram parte do time de peso que animaram a noite.

Um dos momentos mais esperados também foi o sorteio de diversos brindes aos filiados presentes, como o carro Renault Kwid, cujo ganhador foi o servidor Adriano Alves de Sena, do TSE, filiado desde 2017. A moto CG Fan 2017/18 foi para o filiado Geraldo Oliveira Santos. Também foram sorteadas quatro TVs Smart 40″ Full HD Panasonic.

A festa, tradicional e bastante esperada pela categoria, marcou o fechamento de um ano de muita luta, com destaque para a intensa campanha, promovida pelo sindicato, contra a reforma da Previdência e também outros projetos que ameaçam direitos dos trabalhadores. Foram duas grandes greves gerais, várias manifestações em Brasília, uma série de atividades de pressão no Congresso Nacional, abordagens no aeroporto de Brasília, debates nos locais de trabalho, entre outras ações. O ano também foi marcado pela eleição do novo Conselho de Delegados de Base e pela realização de dois congressos do Sindjus-DF, que aprovaram importantes mudanças no estatuto do sindicato.

Mistura de baianos com mineiros
Criada em Belo Horizonte, para animar o carnaval em ascensão da capital mineira, a banda Os Baineiros completou dois anos de estrada, misturando os clássicos do axé music e músicas mais atuais, passando pelo pop e indo até o forró. A junção de músicos baianos, a maioria com origem na bancada Chiclete com Banana, e mineiros deu o nome ao grupo.

Em entrevista ao Sindjus-DF, os integrantes Danniel Maestri, Lelo Lobão e Walter Cruz explicaram como tem sido a trajetória do grupo que animou a noite de sexta-feira dos servidores do Judiciário e do MPU. Além dos três, também completam Os Baineiros Deny Urpia, Danilo Andrade, Mayco Rocha e PJ.

“A gente demorou meia hora para escolher o nome, porque estava muito óbvia a história do baiano com o mineiro. Eu fiz 20 anos de carreira esse ano, como cantor e sempre cantando axé music. E quando o Lelo (Lobão) falou vamos fazer, a gente não pensou duas vezes”, conta Danniel Maestri, mineiro de Belo Horizonte.

Com agenda cheia, o grupo faz shows ao longo do ano, para além do carnaval, percorrendo todo o país, com uma média de 20 shows por mês. Recentemente, gravaram seu primeiro EP, com três músicas autorais.

Segundo Lelo Lobão, embora o repertório principal seja formado por música baiana, o grupo já incorporou outros ritmos que marcam a música brasileira. “Eu cresci no circuito do carnaval tradicional de Salvador. Então, a gente simplesmente juntou a vontade que já temos, de berço, com percussão, bateria e fazemos um show muito dançante. Independente de ser para carnaval, de carnaval e formado no carnaval, a gente toca todos os ritmos, forró, pagode, rock, reggae. Toca tudo, mas sempre do nosso jeito”, defende Lobão, que consolidou sua carreira no Chiclete.

Os músicos consideraram uma honra fazer parte da celebração de mais um ano de luta da categoria. “Ver uma turma que é tão respeitada pelo trabalho sério que faz, poder se divertir ao nosso som. E a gente também poder levar alegria com a nossa música a eles, que muitas vezes trabalham com uma certa tensão, com processos sérios para resolver, prazos, é muito gratificante e bacana”, finalizou Maestri.

Um 2018 de conquistas

A diretoria do Sindjus avalia que a festa foi novamente um sucesso e agradece a presença de todos os servidores e amigos, na certeza que momentos como esses são essenciais para dar ainda mais força às batalhas cotidianas da categoria.

O sindicato deseja aos servidores do Judiciário Federal e MPU um feliz Natal, ótimo final de ano e um 2018 repleto de conquistas, com muita disposição para seguir na luta em defesa dos direitos e contra os retrocessos impostos pelo governo.

Confira, abaixo, um vídeo e mais fotos de vários momentos da festa.