Sindjus-DF e Assejus se reúnem para tratar de demandas do Núcleo de Inclusão

Os coordenadores do Sindjus-DF Abdias Trajano, Cledo Vieira e Gisele Sérgio se reuniram, na manhã desta quarta-feira (18/07), com o presidente da Diretoria Executiva da Assejus, Epitácio Junior, e com as servidoras do TJDFT Sheila Tinoco e Wanessa Ferreira para tratar da pauta do Núcleo de Inclusão de Pais e Servidores, criado no dia 8 de junho de 2018 com o intuito de organizar e encaminhar as reivindicações desse segmento, bem como de fomentar o debate sobre essa realidade.

Durante a conversa, realizada na sala de reuniões do Clube da Assejus, Sheila e Wanessa, que estão à frente deste núcleo, juntamente com Abdias e Cledo, salientaram a necessidade do Sindicato e da Assejus, e de outras associações, caminharem juntos na luta em defesa dos servidores (e servidores pais de) pessoas com deficiência e autistas.

Com bastante propriedade, as servidoras relataram a existência de diversos problemas, tais como: necessidade de reestruturação das perícias, ausência de regulamentação de jornada especial, reembolso integral para clínicas especializadas e não conveniadas, necessidade de um convênio – plano de saúde para os filiados do Sindjus-DF, carência de convênios com profissionais especializados em autismo e necessidade de assento do Sindjus-DF no Pró-Saúde.

Dentre outras ações, como a realização de audiências com autoridades e debates setoriais, foi encaminhada a produção de um material conjunto entre Sindjus-DF, Assejus e ASSTJ objetivando conscientizar os servidores e os magistrados sobre a pauta do núcleo, que já foi entregue à Diretoria do Sindjus-DF no dia 15 de junho. Esse material de comunicação é importante porque muitas mães não sabem que podem acionar a Justiça para garantir a jornada de 4h e também porque o autismo tem uma série de particularidades, que precisa ser de conhecimento da magistratura e dos gestores.

É fundamental que esse núcleo, que já conta com a participação de muitos servidores do PJU e MPU, seja cada vez mais fortalecido. Para participar do núcleo, ligue para 3212-2613 (SAF), informando nome completo e telefone.