Sindjus-DF participa do VI Encontro de Gestores e do XII Seminário Nacional dos Agentes

Os coordenadores do Sindjus-DF Anderson Ferreira, Costa Neto, Fernando Souza e Roniel Andrade, que também é presidente da Agepoljus, participaram do VI Encontro de Gestores, nos dias 16 e 17 de outubro, e do XII Seminário Nacional dos Agentes de Segurança do Poder Judiciário Federal, nos dias 18 e 19 de outubro, em Maceió, acompanhando várias palestras e debates sobre a categoria, bem como participando da coordenação dos painéis e mesas.

Para demonstrar o quanto essa experiência foi enriquecedora, com uma pluralidade de temas expostos e debatidos de forma profunda, trazemos a seguir um pouco do que aconteceu nesse universo de realidade dos agentes de segurança.

A Assessora Especial de Segurança Institucional e Transporte do Conselho da Justiça Federal (CJF), Fernanda Rocha Pacheco Santos, proferiu palestra sobre as perspectivas e a realidade da estrutura de segurança da Justiça Federal. Já o presidente da Associação da Polícia do Congresso Nacional, Wallace França de Melo, falou sobre a experiência das polícias da Câmara e do Senado na atuação pela segurança institucional.

Os presentes puderam contar ainda com uma apresentação feita pelos representantes da US Marshals sobre a experiência da Polícia Americana Especializada em Proteção de Juízes Federais, os quais se colocaram à disposição para realizar parcerias com a Agepoljus no tocante à troca de informações e treinamento.

O Adido do FBI no Brasil Patrick Kramer participou do XII Seminário Nacional. O foco da sua palestra foi a visão de como o FBI atua na defesa e proteção de autoridades federais. Ele se colocou à disposição para ajudar nas questões envolvendo a criação da polícia institucional.

O ex-adido do Brasil em Washington (EUA) e atual chefe de gabinete da Secretaria de Segurança Pública do DF, Pekx Jones, realizou palestras sobre Gestão de Conhecimento na Segurança Pública e na Segurança Orgânica: estabelecendo Network.

O número de juízes ameaçados no Brasil e as perspectivas de uma Polícia Orgânica Institucional foi tratado pelo juiz Júlio Rodrigues Coelho Neto, vice-presidente da Ajufe; e pelo juiz Valter Souza Pugliezi, diretor administrativo da Anamatra.O painel sobre as ações práticas implementadas na segurança institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (BA) foi desenvolvido pela desembargadora daquele Regional, Maria Adna Aguiar do Nascimento, que deu testemunho sobre a melhoria da segurança institucional aplicada no TRT-5 durante a sua gestão.O Sindjus-DF, que está na luta pela criação da polícia institucional do Poder Judiciário, parabeniza a Agepoljus pela realização desses eventos de altíssimo nível e extremamente relevantes e construtivos para o segmento dos agentes de segurança do Poder Judiciário, bem como para os demais servidores e jurisdicionados.