Sindjus-DF homenageia jornalistas brasileiros em alusão ao Dia do Jornalista (7 de abril)

Em razão do Dia do Jornalista, celebrado no dia 07 de abril, o Sindjus-DF parabeniza todos os jornalistas brasileiros, em especial, os profissionais da área que trabalham no Poder Judiciário e no MPU, que são responsáveis por apurar os fatos desse universo da Justiça e levar as informações para a sociedade, seja por meio do rádio, da televisão, dos jornais impressos ou da internet.

O trabalho dos jornalistas tem sido de vital importância para o aprimoramento da democracia brasileira. Os jornalistas, sem dúvida, têm contribuído para passar o Brasil a limpo, por meio da busca constante por transparência e verdade. O jornalismo é de interesse público, pois contribui para a formação de uma sociedade livre.

O Sindjus-DF também destaca o papel do jornalismo sindical, importante ferramenta de luta em defesa dos interesses dos servidores públicos e dos trabalhadores da iniciativa privada. Por meio da comunicação sindical as categorias são informadas sobre a sua realidade, como podem defender seus direitos e avançar em suas conquistas.

Sem dúvida, os jornalistas cumprem um papel relevante nas mais diversas esferas onde atuam. O Sindjus-DF reconhece o trabalho desses profissionais e a importância de fortalecermos a liberdade de imprensa e o combate às fakes news.

Saiba mais sobre o Dia do Jornalista Brasileiro
O Dia do Jornalista foi instituído em 1931, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró (ou Dr. João Batista Líbero Badaró), que foi uma personalidade importante na luta pela Independência do Brasil, e a sua morte gerou um movimento popular que levou à abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831. Nas comemorações de um século da abdicação de D. Pedro I, em 1931, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) instituiu o Dia do Jornalista no dia 7 de abril.