Sindjus-DF obtém confirmação do DG do STF sobre compromisso de Rodrigo Maia com Presidente do STF para não encaminhar propostas de redução salarial dos servidores

O coordenador-geral do Sindjus-DF, Costa Neto, na manhã desta quarta-feira (25/03), por meio de contato telefônico, confirmou junto ao Diretor-Geral do STF, Eduardo Toledo, a informação divulgada na noite passada de que o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, se comprometeu perante o Presidente do STF, ministro Dias Toffoli, a não dar andamento às propostas de redução de salários dos servidores públicos em função da pandemia do coronavírus.

Na noite de ontem (24/03), o presidente da Ajufe, Fernando Mendes, e o coordenador da Frentas, Manoel Murrieta, haviam divulgado que esse compromisso havia sido firmado. Tendo compromisso com a verdade e com a categoria, o Sindjus-DF apurou essa informação e traz, por meio desta nota, uma mensagem de tranquilidade aos servidores do Poder Judiciário e do MPU, uma vez que a categoria estava muito apreensiva com as ameaças de corte de salários, em que pese a necessidade de manter atenção redobrada e vigilância absoluta sobre esse assunto.

“O Sindjus-DF desde a primeira investida e boatos na imprensa de redução salarial se posicionou contra mais essa tentativa de onerar os servidores públicos, que não podem ser responsabilizados pelos efeitos econômicos da pandemia de coronavírus. Estamos atentos para que ninguém se aproveite dessa situação, que é muito grave, para dar prosseguimento à política de desmonte dos serviços públicos. Temos uma ampla campanha nas ruas em defesa dos servidores e do serviço público e vamos continuar fazendo todas as articulações e todo o enfrentamento necessário para garantir que os servidores em geral e, em especial, do Poder Judiciário e do MPU não sejam lesados”, explicou Costa Neto.

O Sindjus-DF está fazendo contatos primeiramente com as entidades do Poder Judiciário e do MPU, no sentido de somar forças com as demais entidades do Legislativo e Executivo, para fortalecer o trabalho em defesa dos serviços e servidores públicos, objetivando barrar no Legislativo o avanço de qualquer proposta de redução salarial.

Propostas
Nesta terça-feira (24/03), foram apresentadas no Congresso Nacional duas propostas sobre a redução de salários de servidores. A proposta de PEC do deputado Ricardo Izar (PP-SP) propõe 20% de cortes de jornada e salário dos servidores públicos. Já o PL do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) determina cortes de 10% a 50% dos salários de servidores, dependendo do valor de seus vencimentos. Esses parlamentares, que estão explorando um momento de crise e pânico, propõem uma perseguição implacável aos servidores públicos com o falso argumento de destinar os recursos provenientes desses cortes à área de Saúde, no combate ao coronavírus.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, demagogicamente, também havia sugerido que os Três Poderes estudassem uma redução de 20% dos salários dos servidores, segundo ele, um gesto simbólico para mostrar que estão unidos no combate à pandemia.

No entanto, com a informação do compromisso firmado entre os chefes do Judiciário e da Câmara dos Deputados, pode ser que essa ameaça seja contida temporariamente.

O Sindjus-DF permanecerá atento a todos os desdobramentos e informará à categoria todas as ações desencadeadas e o trabalho conjunto das entidades.

🔥3.4 K Total de Visualizações