02 de abril: Dia Mundial do Autista. Sindjus-DF abraça essa causa e luta por inclusão

Hoje, dia 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A data foi escolhida pela ONU com intuito de conscientizar a população a respeito do Transtorno do Espectro Autista, objetivando assim reduzir a discriminação e o preconceito e promover a inclusão.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico que se manifesta já nos primeiros anos de vida e não tem cura, embora o diagnóstico precoce e o início de multiterapias é essencial para o desenvolvimento da criança, bem como a atenção dos pais ou responsáveis.

Embora se apresente de diversas maneiras, não tendo um padrão único, o TEA traz dificuldade de comunicação e interação social.

A data de hoje tem um desafio a mais. Como estamos vivendo um período de quarentena por conta da pandemia do novo coronavírus, as crianças e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão sem poder sair de casa, o que aumenta o nível de estresse e compromete as atividades terapêuticas e o estabelecimento de uma rotina, que é tão importante para essas pessoas.

O Sindjus-DF criou em 2018 o seu Núcleo de Inclusão, tendo já realizado diversas campanhas, atividades e ações administrativas e jurídicas voltadas para servidores autistas ou pais de autistas, principalmente no tocante à garantia do horário especial e da humanização das perícias médicas. O Sindicato também foi responsável pelos pedidos da instalação de placas de atendimento prioritário para autistas e seus acompanhantes nos órgãos do Poder Judiciário e MPU.

“Sou pai de autistas e um dos coordenadores do Núcleo de Inclusão do Sindjus-DF. Eu sei bem o que é essa realidade. No dia de hoje, em nome do Sindicato, abraço todos os autistas da nossa categoria, dizendo que continuaremos fazendo de tudo para garantir os direitos dos autistas e de seus responsáveis, e colaborar para a construção de uma cultura de inclusão”, afirmou o coordenador Jurídico do Sindjus-DF, Cledo Vieira.