1º de Maio: Sindjus-DF parabeniza todos os trabalhadores, em especial os que estão trabalhando para salvar vidas e fazer o país funcionar

O 1º de Maio, dia do Trabalhador, tem uma edição bastante atípica em 2020. Primeiramente, não haverá manifestações ou festas, pois as aglomerações estão proibidas em razão da pandemia do Covid-19. Na ocasião em que metade da humanidade está confinada e que mais de 200 mil pessoas já morreram por conta do coronavírus, assistimos a uma onda de desemprego, ataques a direitos trabalhistas e precarização do trabalho.

Segundo levantamento, mais de 5 milhões de trabalhadores formais com carteira assinada no Brasil, isto é, 15% do total, já foram afetados desde o início da crise do coronavírus no país, por meio de demissão, suspensão de contrato, redução de jornada e salário. O fantasma da recessão já assombra o mundo.

Definitivamente, este 1º de Maio é uma data com muitos motivos para lutar. E uma vez que estamos confinados, que nossos protestos sejam nas redes sociais. Nosso ativismo não pode se calar em um momento tão importante como esse. Que nos posicionemos em defesa dos direitos, dos empregos e da valorização dos trabalhadores, da iniciativa pública e privada. Que lutemos diariamente contra esse pensamento político de que são os trabalhadores que precisam pagar a conta por essa e outras crises. Os trabalhadores merecem respeito e atenção.

O tema das manifestações sindicais no Brasil neste 1º de Maio é “Saúde, Emprego, Renda: um novo mundo é possível com solidariedade”. Sem dúvida alguma, saúde e solidariedade são dois eixos importantíssimos não só para o momento atual, mas para a realidade pós-confinamento. A unidade, que é a linha com a qual o Sindjus-DF sempre trabalhou, necessita, mais do que nunca, ser fortalecida.

Neste 1º de Maio de 2020, o Sindjus-DF presta uma homenagem especial a todos os trabalhadores que estão atuando na linha de frente no combate à pandemia do coronavírus e fazendo o país funcionar. Trabalhadores que estão arriscando as próprias vidas para salvar outras e manter os serviços essenciais funcionando.

Médicos, enfermeiros, policiais, bombeiros, garis, frentistas, entregadores, agricultores, funcionários de supermercado e farmácias, enfim, uma gama de trabalhadores, assim como os servidores do Poder Judiciário e do MPU, que estão por meio de seu trabalho fazendo a diferença nestes dias tão difíceis para todos.

Os nossos parabéns e nosso muito obrigado a esses heróis que não vestem capa nem utilizam de superpoderes, mas que transformam o mundo em um lugar melhor por meio da sua coragem, da sua determinação, do seu trabalho.

Dia do Trabalhador é dia de solidariedade e luta em defesa dos nossos direitos. Juntos somos mais fortes!

🔥565 Total de Visualizações