TJDFT atende reivindicação do Sindjus-DF e amplia campanha de vacinação para todos os servidores

Em atenção à solicitação do Sindjus-DF, feita no dia 23 de abril por meio do Ofício 1121/2020, o TJDFT decidiu ampliar a campanha de vacinação antigripal, imunizando, conforme reivindicação do Sindicato, todos os servidores e magistrados, de 4 a 8 de maio.
Segundo comunicação oficial do tribunal, a Secretaria de Saúde (SESA) após estudar a reivindicação do Sindjus-DF concluiu que seria possível estender a vacinação antigripal para todos os servidores e magistrados. No entanto, em razão do número de doses disponível não será possível, neste momento, imunizar os dependentes, conforme também foi reivindicado pelo Sindjus-DF.
Segundo avaliação do Sindicato, tal decisão contribui para a preservação da saúde e da vida de servidores e magistrados, representando, portanto, um avanço. “Celebramos essa conquista, que foi fruto do esforço do Sindjus-DF e da sensibilidade da atual administração do TJDFT, mas vamos continuar insistindo para que todos sejam devidamente imunizados, inclusive, os dependentes, pois quanto maior for o círculo de imunizados, mais condições se dá à prevenção e enfrentamento do Covid-19. Trata-se de uma ação em favor de toda a sociedade”, afirmou o coordenador-geral do Sindjus, Abdias Trajano.

Importante
Os interessados devem agendar o dia e o horário durante essa semana, de 04 a 08 de maio, pelo link: http://rh.tjdft.jus.br/s330. A Campanha está sendo realizada nas instalações da antiga VIJ, localizada na SGAN 909, em sistema de drive thru, das 13 às 18h. Para outras orientações e informações sobre a Campanha de Vacinação Antigripal 2020, entre em contato com a Sesa pelos telefones: 3103 -1901 – das 13h às 18h; 3103-8075 – das 13h às 18h; 3103-7845 – das 09h às 19h.
Com intuito de evitar aglomeração e seguindo as orientações dos órgãos regulamentadores da saúde, devem comparecer ao local de vacinação no máximo 02 pessoas por carro.
De acordo com o tribunal, os grupos prioritários continuarão sendo atendidos nos horários já agendados. Será dada também preferência aos grupos compostos pelas Pessoas com Deficiência (PcDs) e àqueles que tenham trabalhado presencialmente no mês de abril, especialmente no atendimento ao público externo.
Ainda foi informado no Processo SEI 0006743/2020, de iniciativa do Sindjus-DF, pelo Subsecretário de Serviços Médicos, que caso a quantidade de vacinas não seja suficiente, a critério da Administração, poderá ser aberto novo procedimento de compra abrangendo a quantidade residual. Esse posicionamento foi recomendado pelo Sindjus-DF em seu ofício.

Entenda o caso
Ao tomar conhecimento de que a campanha de vacinação antigripal de 2020 do TJDFT aconteceria entre os dias 27/4 e 8/5 com dose limitada de vacinas, no total de 2.500 doses, sendo destinadas prioritariamente aos magistrados e servidores ativos pertencentes aos grupos de risco, o Sindjus-DF oficiou ao presidente do Tribunal, desembargador Romeu Gonzaga, requerendo as medidas necessárias à ampliação da campanha de vacinação para que todos os servidores e magistrados, bem como seus dependentes, fossem imunizados.
O Sindjus-DF argumentou que os infectologistas consideram de suma importância a imunização contra a gripe, bem como a antecipação da campanha de vacinação, objetivando reduzir a incidência de infectados com Influenza, desafogando assim o sistema de saúde e resguardando os mais vulneráveis contra doenças respiratórias que podem impactar o sistema imunológico.
O Sindjus-DF ainda requereu no ofício que, caso não fosse possível ampliar a campanha de vacinação, o TJDFT autorizasse a imunização contra a gripe na rede privada (clínicas de vacinação), com o respectivo reembolso pelo Tribunal dos valores despendidos, ou de parte deles.

O Sindjus-DF agradece ao Presidente do TJDFT, Desembargador Romeu Gonzaga, pela sensibilidade e presteza em atender a solicitação do Sindicato e dos servidores do TJDFT, em um momento crítico, de pandemia do novo coronavirus, em que as autoridades e órgãos públicos devem adotar todas as medidas preventivas e realizar ações de proteção aos seus servidores e ao público em geral.