Salve o Som: Sindjus-DF e Sindilegis fazem entrega de doações a pessoas em situação de vulnerabilidade

“Donativos foram arrecadados durante as lives musicais que ocorreram de 27 a 30/4”

Afago DF

Nos dias 8 e 12 de maio, o Sindjus-DF e o Sindilegis promoveram a entrega de cestas básicas a entidades que acolhem pessoas em estado de vulnerabilidade. Na ocasião, foram entregues mais de duas toneladas de alimentos e produtos de higiene pessoal doadas pela Anajustra Federal e que foram transformadas em 196 cestas básicas.

No dia 8 de maio (sexta-feira), foram entregues 72 cestas básicas à AFAGO DF – Associação de Apoio à Família, ao Grupo e à Comunidade, com sede em Brazlândia, e 52 cestas para a Associação Santos Inocentes, localizada em Samambaia Norte. Dando continuidade às doações, no dia 12 de maio (terça-feira), foram distribuídas mais 72 unidades de cestas básicas, desta vez para a Associação Cristã Santa Clara, que fica na Cidade Estrutural.

A AFAGO DF fica sediada no Incra 08, Quadra 09, Lote 03, Brazlândia-DF e é uma instituição que tem como objetivo atuar acompanhando famílias e crianças em situação de vulnerabilidade social por meio de ações de prevenção das situações de risco e, também, do fortalecimento dos vínculos familiares. Para isto desenvolve variadas atividades de orientação e promove as relações de afetividade e sociabilidade entre os seus membros.

Associação Santos Inocentes está localizada na QN 433, conjunto B, lotes 01/03, em Samambaia Norte, Distrito Federal, cuja missão é resgatar a vida das crianças em gestação que correm o risco de serem abortadas e dar apoio psicológico, espiritual e material às mulheres grávidas carentes e a seus filhos.

A Associação Cristã Santa Clara está sediada na Cidade Estrutural, uma das regiões mais carentes e esquecidas do Distrito Federal, sendo a Instituição um potencial instrumento de transformação da realidade local. Atualmente, 108 alunos recebem cuidados diários em tempo integral, sendo ofertadas cinco refeições com acompanhamento nutricional, materiais pedagógicos e de higiene pessoal.

O Sindjus-DF agradece à Anajustra Federal por atender ao chamamento do “Projeto Salve o Som” e realizar essa importante doação que já tem feito a diferença na vida de muita gente. Graças a esse gesto de solidariedade, muitas famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade e miserabilidade foram beneficiadas com cestas básicas, recebendo afeto, assistência e alimentos necessários para a sua sobrevivência.

Entregas Anteriores
No dia 28 de abril foi realizada a primeira entrega de doações dentro do projeto. A Villa Samaritana foi presenteada com cinco máquinas de costura e uma máquina para corte de tecidos graças a uma parceria com o voluntariado do Senado Federal, a Liga do Bem. A iniciativa atua na recuperação de dependentes químicos e na assistência a pessoas em situação de rua. Os equipamentos serão utilizados na capacitação dos internos e oferecendo a oportunidade de trabalhar mesmo durante a crise econômica gerada pela pandemia de Covid-19. O grupo vai produzir 5 mil máscaras que serão doadas para comunidades carentes.

No dia 30/4, houve entrega de cestas básicas a famílias do Núcleo Campão Comprido, em São Sebastião, que vivem dificuldades após a perda de postos de trabalho.

Sobre o SALVE O SOM

O projeto SALVE O SOM, uma iniciativa inédita no País, é uma parceria entre o Sindjus-DF, Sindilegis, Fonacate e LegisClub. O projeto aconteceu dos dias 27 a 30 de abril e contou, ao todo, com a apresentação de doze artistas da Capital, que fizeram lives transmitidas pelos canais do Youtube e do Instagram do Sindjus-DF, com o objetivo de arrecadar recursos para ajudar os profissionais da música de Brasília e suas equipes, bem como arrecadar alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade que estão sofrendo com a pandemia do coronavírus.

12 atrações locais foram responsáveis pelos shows virtuais que embalaram diferentes gerações por meio de diversos estilos: Rogério Midlej, Philippe Seabra, Marvyn, Dhi Ribeiro, Brícia Helen, Gleno Rossi, Banda Coisa Nossa, Senhor Gonzales, Hugo e Felippe, Márcio Marinho, banda Surf Sessions e o cantor Victor Victrolla. A interação em tempo real nos chats dos canais de transmissão do Sindjus-DF (Youtube e Instagram) revelou a satisfação dos servidores, que transformaram o evento em uma celebração da vida e da solidariedade. As doações em alimentos e produtos superaram a marca de 14 toneladas e, em dinheiro, somaram R$ 18.511,90.

A iniciativa ainda recebeu a doação de 1150 máscaras de proteção dos seguintes apoiadores: Sasse Promocionais, BEM Promotora, Daniel Valadares e Wellus Jeans.

Entidades representativas de servidores, associações e empresas se juntaram à Campanha, garantindo alimentação e dignidade para as pessoas carentes e vulneráveis que estão sofrendo com a pandemia do Covid-19. O projeto recebeu o apoio da ANAJUSTRA Federal, ASSTJ, Projeto Picolé para Todos, Speed Gráfica e Editora, Ibaneis Advocacia e Consultoria, AGEPOLJUS, Juris Consultoria e Assessoria Contábil, Associação dos Servidores do TRT 10 –ASDR, ASSEJUFE, ASAJUS, ASTRIFE, ASA-CD, Sicoob Legislativo, ASCADE, Legis Club Brasil, ASTCU, ASSEFE e MultiClínica ProntoCEI.

Além disso, muitos foram os colegas da categoria que fizeram suas doações de alimentos e em dinheiro para prestar solidariedade e ajudar nossos irmãos mais desassistidos e em situação de vulnerabilidade. A todos o nosso especial e mais profundo agradecimento.

Fiquem atentos, pois vem aí a segunda etapa do “Projeto Salve o Som”.

Associação Crista Santa Clara:

Associação Santos Inocentes:

Afago DF: