No dia 25 de maio de 1990 nasce o Sindjus-DF, o maior Sindicato do Judiciário e do Ministério Público da União no Brasil

Há 60 anos, Brasília nascia de um sonho.

Trinta anos atrás, no dia 25 de maio de 1990, outro sonho dava origem ao Sindjus-DF. O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público teve o seu embrião gestado a partir da introdução da Constituição Federal de 1988 no nosso ordenamento jurídico.

Depois de um longo período de ditadura, o País voltava a experimentar a democracia. A nova Constituição permitia a organização sindical dos servidores. Nesse contexto, colegas de tribunais e do Ministério Público resolveram se unir em torno do sonho da criação de um sindicato forte na atuação e na representatividade. Queriam criar o maior sindicato do País.

Trinta anos depois, esse sonho está consolidado e é uma realidade.

O Sindjus-DF, com mais de onze mil filiados, é o maior sindicato da nossa categoria. E, de acordo com nosso quadro de conquistas, também o melhor. Ao longo de três décadas, o Sindjus-DF foi responsável por capitanear várias lutas que se transformaram em conquistas históricas, como os nossos três Planos de Cargos e Salários, que se tornaram lei nos anos de 1996, 2002 e 2006. O Sindicato também teve papel fundamental na conquista dos reajustes de 2012 e 2016.

Em todas as greves da nossa categoria, a bandeira do Sindjus-DF sempre esteve hasteada, à frente, abrindo caminho.

Conquistas como 11,98%, GAJ e GAMPU, GAE e GAS, Adicional de Qualificação, Gratificação de Perícia, pagamento e manutenção definitiva dos Quintos, 13,23% – cuja luta ainda está em curso, pagamento dos atrasados de vários direitos reconhecidos judicialmente, são fruto da atuação do Sindjus-DF.

Ao longo dessa trajetória, o Sindicato foi passando por algumas transformações, sendo a mais importante, em 2015, quando a eleição de uma nova Diretoria começou o processo de desaparelhamento político partidário da entidade. Tal mudança trouxe a categoria de volta para o Sindicato, possibilitando a construção, naquele ano, da maior greve da nossa história.

Ao longo de praticamente seis meses, milhares e milhares de servidores se reuniam em atos, marchas, assembleias, e trabalhavam incansavelmente dentro do Congresso Nacional primeiramente pela aprovação dos nossos reajustes salariais e depois pela derrubada do veto presidencial a esses mesmos reajustes. Os Três Poderes e a sociedade testemunharam a bravura, a resistência, a solidariedade da nossa categoria e o renascimento do Sindjus-DF.

Ainda naquele ano de 2015 começou uma das batalhas mais emblemáticas da nossa trajetória: a Saga dos Quintos, que só terminou no final de 2019, com uma vitória no STF para coroar de êxito o trabalho desenvolvido pelo Sindjus-DF e entregar definitivamente esse direito à nossa categoria.

Em 2018, a imensa maioria dos filiados decidiu eleger uma Diretoria apartidária, sem vínculos partidários ou interesses políticos, compromissada exclusivamente com a categoria. Consolidou-se assim os esforços por um Sindjus-DF independente, que voltou a ter a confiança dos servidores e a ser digno do sonho de sua fundação, nascido para defender os interesses da categoria e pautado pela unidade.

A nova Diretoria promoveu uma união inédita entre Sindicato e Associações, criando uma frente conjunta de atuação em defesa da categoria, demonstrando que juntos, somos mais fortes. Tal frente atuou incisivamente pela manutenção dos Quintos, contra a Reforma da Previdência e pelo reconhecimento definitivo dos 13,23%.

A atuação do Sindjus-DF é por melhorias salariais, manutenção dos direitos, ampliação das conquistas, condições de trabalho decentes, saúde do servidor, melhor qualidade de vida, inclusão, enfim, uma pauta ampla, transparente e democrática.

Embora trigenário, o Sindjus-DF continua se reinventando, se modernizando, se atualizando para continuar sendo o maior e melhor Sindicato de Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União de todo o Brasil.

O Sindicato agradece a todos os que contribuíram com essa história, cuja continuidade por meio de novas conquistas e glórias está nas nossas mãos.

Juntos, somos mais Sindjus-DF