Sindjus-DF 30 anos: um Sindicato referência nacional e em contínua evolução

“No dia 25 de maio de 1990 nasce o Sindjus-DF, o maior Sindicato do Judiciário e do Ministério Público da União no Brasil”

Há 60 anos, Brasília nascia de um sonho.

No dia 25 de maio de 1990, outro sonho dava origem ao Sindjus-DF. O Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público teve o seu embrião gestado a partir da introdução da Constituição Federal de 1988 no nosso ordenamento jurídico.

Depois de um longo período de ditadura, o País voltava a experimentar a democracia. A nova Constituição permitia a organização sindical dos servidores. É nessa nova conjuntura de redemocratização do país com autonomia sindical que colegas de tribunais e do Ministério Público, preocupados em organizar os servidores em defesa de uma pauta comum, resolveram se unir em torno do sonho da criação de um sindicato forte na atuação e na representatividade. Queriam criar o maior sindicato unificado das categorias-irmãs do País.

Tratava-se de um grande projeto, envolvendo uma gama de esforços e esperanças para criar um sindicato único, cuja tarefa não foi fácil. Foram tempos de muito sacrifício, lutas e determinação. Foi preciso um árduo trabalho de conscientização da categoria sobre a importância de se filiar. Como a democracia ainda era muito recente, havia muita insegurança.

O Sindjus-DF nasceu lutando contra a política neoliberal em curso, promovida a partir da desvalorização dos servidores e do sucateamento do Estado. Para se ter uma ideia da conjuntura daquela época, basta recordar que o governo Collor demitiu mais de 100 mil servidores públicos.

Trinta anos depois, esse sonho está consolidado e é uma realidade.

O Sindjus-DF, com mais de onze mil filiados, é o maior sindicato da categoria. E, de acordo com o quadro de direitos conquistados, também o melhor. Ao longo de três décadas, o Sindjus-DF foi responsável por capitanear várias lutas que se transformaram em conquistas históricas, como os nossos três Planos de Cargos e Salários, que se tornaram lei nos anos de 1996, 2002 e 2006. O Sindicato também teve papel fundamental na conquista dos reajustes de 2012 e 2016.

Em todas as greves da história da categoria, a bandeira do Sindjus-DF estava lá, sempre hasteada, à frente, abrindo caminho.

Em 1996, o Sindjus-DF conquista seu primeiro Plano de Cargos e Salários (PCS), com uma nova tabela corrigindo uma grande defasagem salarial. O PCS de 2002 trouxe a valorização do cargo efetivo. O terceiro PCS, conquistado em 2006, além do que foi destacado nos planos anteriores, possibilitou a criação de mecanismos de qualificação e de desenvolvimento na carreira. Em 2012 e 2016, foram aprovadas recomposições salariais.

Como se pode observar, a trajetória e atuação do Sindicato são marcadas por grandes conquistas, como os três Planos de Cargos e Salários aprovados, com avanços na Carreira, além de reajustes do vencimento básico e da GAJ/GAMPU, 11,98%, implantação do AQ, da GAS, da GAE e da Gratificação de Perícia, pagamento e manutenção definitiva dos Quintos, reajustes dos auxílios creche, alimentação e saúde, reconhecimento judicial de vários direitos e pagamento de seus passivos, e etc.

Sem dúvida, sem o Sindjus-DF os servidores não teriam muitas dessas conquistas e se encontrariam em situação extremamente precária em termos de valorização e direitos. Além das pautas gerais, o Sindicato atua em causas específicas, como as relativas às melhores condições de trabalho, segurança, acessibilidade, inclusão, entre outras, de modo que o filiado sempre pode contar com o apoio da entidade.

O Sindjus-DF é referência nacional por seu protagonismo e conta com o respeito não apenas dos servidores, mas também das administrações dos tribunais e dos órgãos do MPU, do parlamento, de entidades sindicais e sociais, e da sociedade, em geral.

A fórmula de sucesso do Sindicato combina a mobilização dos servidores com as articulações desenvolvidas pela Diretoria, que está presente em todos os espaços democráticos fazendo a defesa dos interesses da categoria. Além de se preocupar com recomposição salarial, manutenção de direitos e ampliação das conquistas, o Sindjus-DF também tem uma atuação voltada à valorização do servidor público e à melhoria na qualidade de vida dos filiados, realizando campanhas de conscientização e eventos para promover a saúde e o bem-estar dos servidores.

Um dos momentos mais marcantes dessa trajetória de 30 anos foi a greve de 2015, a maior e mais longa da história da nossa categoria, na qual o Sindjus-DF teve papel estratégico e determinante na sua condução e organização. Tal movimento paredista demonstrou a força de mobilização da categoria que, juntamente com a Diretoria do Sindicato, atuou em várias frentes, de forma incisiva, a exemplo da criação dos inéditos comandos do Aeroporto e do Congresso Nacional que resultaram em uma pressão que ganhou reconhecimento nacional e o respeito de parlamentares de todos os partidos.

Ao longo desses 30 anos, o sindicato cresceu, se fortaleceu, amadureceu e evoluiu. Uma das principais transformações aconteceu em maio de 2015, com a posse de uma Diretoria que interrompeu o ciclo de interferência de partidos políticos no comando da entidade. O Sindjus-DF começou ainda, pela ação de alguns diretores, o processo de compromisso exclusivo da entidade com a categoria, que ganhou força nas eleições de 2018, com os servidores elegendo por maioria esmagadora uma Direção totalmente apartidária. Isso foi um marco na história do Sindicato, que ganhou em independência e liberdade de atuação, passando a ter compromisso exclusivo com os servidores do Poder Judiciário e MPU.

Uma das principais características desse novo modelo de Sindjus-DF foi a união do Sindicato com as associações de tribunais e ramos do MPU, criando uma verdadeira força tarefa em prol dos servidores, que resultou, por exemplo, na manutenção definitiva dos Quintos, conquistada no final de 2019 após uma atuação incansável ao longo de mais de quatro anos.

Hoje, a Diretoria trabalha assessorada por um escritório jurídico de excelência e por uma assessoria parlamentar bastante atuante, o que tem garantido um trabalho efetivo em defesa da pauta da categoria, que começou a recuperar sua voz ativa a partir das eleições de 2015 e hoje é tratada com total respeito e com ampla transparência. As reuniões de Direção são transmitidas ao vivo, de modo que a base pode se inteirar das decisões.

O Sindjus-DF hoje é um sindicato forte e presente na vida de seus filiados, que contam com uma sede administrativa que foi totalmente recuperada, para melhor atender a categoria, e com um clube campestre renovado e bem cuidado para proporcionar lazer e qualidade de vida aos filiados.

O grande desafio desses 30 anos, onde a conjuntura se apresenta completamente desfavorável ao funcionalismo, que vem sofrendo inúmeros ataques do governo aos seus direitos, está na renovação da forma de atuação do Sindicato em um mundo cada vez mais tecnológico, de modo a desenvolver com excelência as lutas diárias em defesa dos serviços e servidores públicos, trabalhando pela manutenção dos direitos e avanço das conquistas.

Seguimos na batalha pela criação de um plano de carreira que contemple as necessidades da categoria, como NS para Técnicos, direito de advogar, reenquadramento dos Auxiliares, Polícia Judicial, recomposição salarial justa, políticas de capacitação, desenvolvimento e treinamento, e por atenção plena à saúde do servidor, voltada nesse momento à prevenção ao coronavírus.

O Sindjus-DF é um sindicato forte e histórico, com 30 anos de dedicação à uma categoria imprescindível ao País, mas também é um sindicato moderno, contemporâneo, que está em constante atualização para melhor servir ao seu propósito maior: representar os servidores do Poder Judiciário e do MPU na defesa de seus interesses.

Nesse dia 25 de maio de 2020 o Sindjus-DF completa 30 anos de existência, de fortalecimento da luta em defesa do serviço público e de excelentes serviços prestados à categoria dos servidores do Poder Judiciário e do MPU, que também estão de parabéns neste glorioso dia.

Parabéns aos Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público da União! Parabéns SINDJUS-DF!

 

 

🔥473 Total de Visualizações