Outubro Rosa: Sindjus-DF reforça importância da prevenção ao câncer de mama

Chegamos a mais um Outubro Rosa, com o Sindjus-DF abraçando esta campanha mundial com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A prevenção é, sem dúvida, o melhor caminho para uma vida saudável. De acordo com dados do Instituto Oncoguia, 95% dos casos de câncer de mama identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.

Segundo o Instituto Oncoguia, diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura.

É importante que a campanha encoraje as mulheres a realizar seus autoexames e, para as com mais de 40 anos, o exame anual de mamografia. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) das 11,5 milhões de mamografias que deveriam ter sido realizadas no ano passado, apenas 2,7 milhões foram feitas. Ou seja, ainda há muito para construir em se tratando de uma cultura de prevenção ao câncer de mama.

Além da conscientização, nossa luta é por uma saúde pública de qualidade, que ofereça condições de tratamento adequadas.

Em média 2 milhões de mulheres são diagnosticadas anualmente com câncer de mama no mundo. Esse tipo de câncer está entre os três mais comuns, ao lado do câncer de pulmão e colorretal.

A campanha Outubro Rosa teve início no ano de 1990 em um evento chamado “Corrida pela cura”, realizado em Nova Iorque, para arrecadar fundos para uma pesquisa.
A medida em que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no parque Ibirapuera, em São Paulo.

Em Brasília, vários cartões postais e prédios públicos são iluminados pela cor rosa para reforçar a campanha, que é, sobretudo, em favor da vida.