Sindjus-DF parabeniza professores pelo seu Dia e pelo papel que desempenham na construção de um mundo melhor

Parabéns aos mestres!Você compartilha o conhecimento, transforma a realidade e humaniza as relações. Nenhum outro adjetivo lhe cairia tão bem quanto MESTRE. É você, professor(a), que participa da construção da cidadania, que garante o direito ao saber, que aprende com as diferenças e ensina com a clareza de alma compartilhada.

A docência é a arte de construir histórias. De conduzir a uma prática educativa emancipatória. De destruir as relações que sustentam a alienação e privam o homem do seu pleno desenvolvimento.

Ser professor, é, acima de tudo, carregar dentro de si a esperança, a ousadia e coragem para acreditar e lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. O que para muitos é utopia, para você é educação.

“Neste dia 15 de outubro, data em que se comemora no Brasil o Dia do Professor, o Sindjus-DF presta homenagem a todos os professores, em especial aos servidores do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União que atuam nessa área. Colegas que ministram cursos nas escolas dos tribunais e do Ministério Público, assumindo os papéis de instrutores e educadores, colaborando para um serviço público cada vez mais qualificado. O escritor Augusto Cury diz que professores fascinantes ensinam para a vida. Então, em nome do Sindjus-DF, muito obrigado a todos os que nos ensinaram e nos ensinam lições edificantes e transformadoras”, exclamou Costa Neto, coordenador-geral do Sindjus-DF.

Por que 15 de outubro?
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, imperador do Brasil, por meio de Decreto Imperial, criou o Ensino Elementar no Brasil, determinando que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.

Tal decreto dispunha sobre a descentralização do ensino, salário dos professores, matérias básicas e como se dariam as contratações de professores.

Em 1947, um professor paulista chamado Becker teve a ideia de transformar a data em feriado. O dia 15 de outubro, além de homenagear o professor, também serviria para se analisar os rumos do restante do ano letivo. O professor Becker é autor da célebre frase: “professor é profissão. Educador é missão”.

A data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

🔥38 Total de Visualizações