Sindjus-DF e entidades do MPU se reúnem para deliberar sobre o Teste de Aptidão Física

O Sindjus-DF se reuniu, no dia 3 de fevereiro, com Agempu, Asmpf e Sindmpu para discutir e tirar encaminhamentos a respeito do Teste de Aptidão Física (TAF) para os Agentes de Segurança Institucional (ASIs) do MPF.

Durante o encontro, as entidades debateram sobre a importância da GAS e as atribuições dos agentes de segurança, que não estão obrigatoriamente condicionadas à aprovação em TAF. Importante ressaltar que esses agentes são responsáveis por diligências externas, trabalhos de inteligência, entrega de notificações, apoio de combate ao trabalho análogo à escravidão, segurança orgânica, fiscalização de contratos, entre outras atividades.

Se a administração decidir realmente realizar o TAF em 2021, as entidades entendem que, em razão da pandemia de Covid-19, não é seguro fazer o teste físico neste momento, razão pela qual deliberou-se pela adoção de medidas nesse sentido. Vários tribunais e até mesmo o Exército Brasileiro já suspenderam esse tipo de teste para evitar riscos de contágio.

Também ficou acertada a realização de nova reunião e de um evento futuro com participação de lideranças de outras instituições do gênero para troca de experiências sobre esse tema.

O Sindjus-DF continuará acompanhando essa questão de perto, lutando pelos direitos, pela vida e saúde dos servidores.