Homenagem do Sindjus-DF ao Dia da Mulher

Somos mulheres, somos plurais e, ao mesmo tempo, somos únicas. Temos muitos rostos, gostos, caminhos, e todas nós cultivamos uma beleza ímpar. Somos de muitas cores, origens, crenças, mas todas nós exigimos respeito. Nosso gênero ou nossa orientação sexual não justifica preconceito, discriminação, violência.

Não somos cópias, de modo que não precisamos estar sujeitas a um padrão ou cartilha. Não existe mulher ideal, pois todas somos perfeitas à nossa maneira. Nascemos para ser livres como todo ser-humano. Temos o direito de nascença de viver a nossa natureza feminina. Temos nossos ciclos, nossas fases, como a lua, e está tudo bem, pois a vida é cíclica.

É mito que somos frágeis, a verdade é que não nos reduzimos à força-física. Só quem é mulher vai entender essa força que vem não sei de onde e nos mantém de pé, nos faz ir adiante, nos diz que é possível. Não existe lugar que não podemos ocupar. Podemos ser ministras da Suprema Corte, rainhas e presidentes da República, parlamentares, diretoras-gerais, servidoras, policiais, sindicalistas, astronautas.

Podemos ser o que quisermos, dependendo da nossa escolha. É isso, mulher também tem o direito a escolher e fazer o seu destino. Não nascemos para ser subjugadas, abusadas, condenadas a uma posição inferior. Não queremos o papel de vítima. Somos lutadoras, batalhadoras, guerreiras do dia a dia. Fazemos acontecer mesmo sob as realidades mais adversas. Nossa luta é por isonomia salarial e por igualdade de condições.

Não queremos favores ou privilégios, queremos justiça. Honramos nosso passado, todas aquelas que sonharam, lutaram e até morreram para que pudéssemos estar onde estamos hoje, mas para haver um futuro decente para todas nós, havemos de semear e cultivar agora mesmo uma sociedade livre de feminicídios, assédios e outras formas de violência, que não negue os nossos direitos, tampouco nos exclua.

Somos muitas, somos diferentes, somos cada uma a nossa própria história, e, ao mesmo tempo, somos uma só voz bradando por respeito, igualdade e justiça.

A todas as mulheres do mundo, do Brasil e, em especial, da nossa categoria, nossos aplausos!