Confira nota da Anatecjus sobre estudo do NS que será produzido pelo Dieese em parceria com Sindjus-DF e outras entidades

O Sindjus-DF divulga nota oficial da Diretoria da Anatecjus sobre a contratação do Dieese para realizar amplo estudo e emissão de parecer sobre necessidade e viabilidade da alteração do nível de escolaridade para ingresso no cargo de Técnico, passando de nível médio para nível superior (NS). Essa pesquisa científica, como já divulgado pelo Sindjus-DF, tem o propósito de fundamentar o envio dos anteprojetos de Lei do NS do PJU e do MPU ao Congresso Nacional, bem como a aprovação dessa matéria pelos parlamentares. A Anatecjus frisa que esse estudo vem sendo gestado há muito tempo, tornando-se possível agora graças a essa parceria com Sindjus-DF e outras entidades, formando uma frente em favor do NS. Confira abaixo a nota da Anatecjus que fortalece e legitima esse efetivo trabalho em favor da nossa categoria.

ANATECJUS PARTICIPA DE AÇÃO CONJUNTA DE CONTRATAÇÃO PARA ESTUDO TÉCNICO DO DIEESE

A ANATECJUS noticia a seus associados, a contratação do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE para proceder estudo/pesquisa, com posterior apresentação de parecer técnico acerca do NS (alteração legal do requisito de escolaridade para ingresso no cargo de técnico), objetivando subsidiar as decisões do CNJ e do CNMP sobre essa demanda dos Técnicos.

É digno de nota registrar que desde 2015, integrantes da Anatecjus defendem a contratação de estudo técnico para embasar o encaminhamento do pleito – tese que levaram à apreciação em diversas instâncias deliberativas.

O grupo de estudos (“NS Estratégias e Encaminhamentos”) que teve a iniciativa e viabilizou referida contratação, é integrado por dois Diretores da Anatecjus, desde sua criação, em julho de 2020, e tem o propósito de traçar estratégias com o fim de impulsionar o “NS” – pleito com mais de 15 anos de história e mais de 05 anos de aprovação em todas as instâncias deliberativas da categoria.

A ANATECJUS, que atuou desde o início dos trabalhos do citado grupo, também está participando com aporte financeiro para custeio da pesquisa contratada, para o que – assim como outras entidades sindicais que também estão apoiando a ação – está assinando contrato de adesão com o SINDJUS-DF.

Veja, a nota emitida pelo SINDJUS/DF (https://sindjusdf.org.br/2021/03/30/sindjus-df-contrata-dieese-para-emitir-parecer-sobre-viabilidade-e-necessidade-do-ns-para-o-poder-judiciario-e-mpu/), esclarecendo os pormenores do estudo contratado e a nota do SINPOJUFES, outra entidade representativa que apoia a iniciativa.

A ANATECJUS permanece trabalhando em prol do desfecho favorável desse justo pleito de seus representados.

A DIRETORIA

fonte: http://www.anatecjus.org.br/noticias.asp?seq=128